Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17596
Título: Avaliação de sistemas de ancoragem em telhados e a gestão de segurança para trabalhos em altura adotada por empresa montadora de veículos
Autor(es): Miranda, Sérgio Willian Cardoso de
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Ancoragem (Engenharia de estruturas)
Segurança do trabalho - Normas
Construção civil
Anchorage (Structural engineering)
Industrial safety - Standards
Building
Data do documento: 17-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MIRANDA, Sérgio Willian Cardoso de Miranda. Avaliação de sistemas de ancoragem em telhados e a gestão de segurança para trabalhos em altura adotada por empresa montadora de veículos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho busca demonstrar o atendimento às normas de segurança do trabalho quando se tratar da instalação de sistemas de ancoragem para execução de trabalhos em telhados e os seus meios de acesso. Para um bom entendimento, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do ramo automobilístico do Estado do Paraná, verificando nesta, o atendimento aos principais requisitos normativos nos sistemas de ancoragens e os meios de acesso instalados, bem como, a gestão de segurança do trabalho utilizada para controlar as atividades envolvendo trabalhos em altura realizados. Com a análise comparativa realizada do sistema de ancoragem instalado e da gestão de segurança nas atividades envolvendo trabalhos em altura, busca-se demonstrar de forma estruturada, a aplicação das normas de segurança e as recomendações técnicas aplicáveis para que todo o sistema de ancoragem seja instalado de forma a atender as normas de segurança aplicáveis e oferecer aos trabalhadores envolvidos segurança em suas atividades. Por fim, o trabalho buscará servir como fonte de pesquisas a todos aqueles que necessitarão realizar e controlar os trabalhos em altura, utilização e manutenção dos sistemas de ancoragens e realizar uma gestão de segurança adequada nas atividades envolvendo trabalhos em altura dentro de suas empresas.
Abstract: This paper seeks to show compliance to labor safety standards in the case of installation of mooring systems for performance of work on roofs and their means of access.For a good understanding, a case study was carried out in a company of the automotive industry of Paraná state, checking this, compliance with regulatory requirements in major anchorages systems and the means of access installed, as well as safety management of work used to control the activities involving work at height achieved. With the comparative analysis of the mooring system installed and security management in activities involving work at height, we seek to demonstrate in a structured way, the application of safety standards and applicable technical recommendations for any anchoring system is installed to meet the applicable safety standards and offer workers involved in security activities. Finally, the study will serve as a source of research to all those who need to carry out and control the work at height, use and maintenance of anchoring systems and conduct a proper safety management in activities involving work at height within their companies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17596
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXX_2015_36.pdf10,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.