Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17657
Título: Análise preliminar de risco na manutenção predial de uma instituição federal de ensino superior
Autor(es): Veronezi, Camila Teodoro de Paiva
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Avaliação de riscos
Segurança do trabalho
Acidentes de trabalho
Risk assessment
Industrial safety
Industrial accidents
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VERONEZI, Camila Teodoro de Paiva. Análise preliminar de risco na manutenção predial de uma instituição federal de ensino superior. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: As organizações não tem por cultura pensar na Segurança do trabalhador. O objetivo deste trabalho é levantar os riscos aos quais os trabalhadores da manutenção de uma Instituição Federal de Ensino estão expostos, levantando as atividades mais críticas com a ferramenta APR (Análise Preliminar de Risco), com questionários e entrevistas com esses funcionários. Com a aplicação da APR, além se levantar os riscos serão geradas recomendações para a solução ou amenização dos mesmos, bem como será proposto um modelo de ordem de serviço (OS) para que a Instituição possa utilizar. Os resultados do levantamento de campo mostrou que as atividades nas quais se observou maiores foram as do: eletricista, estofador, soldador, encanador, pedreiro e jardineiros; e os principais riscos encontrados foram ruído, ferramentas obsoletas, trabalho em altura e contato com produtos químicos. As ações sugeridas foram de treinamento e utilização de equipamentos individuais de segurança, além da utilização da ordem de serviço.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17657
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXVII_2014_06.pdf543,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.