Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17671
Título: Estudo comparativo entre o custo de adequação à legislação e o de penalidades aplicáveis na escavação e fundação de edifícios residenciais multifamiliares
Autor(es): Orben, Mayara Eing
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Construção civil
Multas
Industrial safety
Building
Fines (Penalties)
Data do documento: 7-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ORBEN, Mayara Eing. Estudo comparativo entre o custo de adequação à legislação e o de penalidades aplicáveis na escavação e fundação de edifícios residenciais multifamiliares. 2014. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: As perdas para o país, em se tratando da carência dos aspectos ligados à saúde e segurança do trabalho são muito relevantes nos dias de hoje, representando uma boa parte do PIB (Produto Interno Bruto). A indústria da construção civil sempre obteve destaque através do número de acidentes registrados pelos trabalhadores no exercício de suas atividades. Os danos são refletidos em diversos setores; no setor econômico, por exemplo, se referem aos gastos com benefícios acidentários e indenizações, assistência à saúde do acidentado, reabilitação profissional e horas de trabalho perdidas. Mas as deficiências estruturais do atual modelo de segurança do trabalho vão muito além: elas interferem negativamente em algo muitas vezes irremediável, que é a saúde do trabalhador. Neste contexto, este trabalho visa analisar as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil, avaliando os custos para adequação de uma obra residencial multifamiliar à NR-18 nas etapas de fundação e escavação e os custos respectivos com multas e penalidades cabíveis. Para tanto, elaborou-se uma lista de verificação a partir da NR-18, normas correlatas e referências bibliográficas pertinentes para as etapas de escavação e fundação, a qual foi aplicada in loco em uma obra de construção de residencial multifamiliar localizada em Itajaí/SC, englobando a estrutura de suporte para a construção e trabalhadores envolvidos. Como resultado, obteve-se um quadro com uma série de não conformidades identificadas em campo e por intermédio de entrevista aos trabalhadores da obra. Levantou-se, por fim, os custos para adequação das não conformidades, comparando-os com os valores de possíveis multas em caso de fiscalização do Ministério do Trabalho, com base na NR-28. Observou-se que os custos para adequação da obra à legislação corresponderam a apenas 20,8% dos respectivos custos com multas e sanções cabíveis, para os 61 itens de não conformidades encontrados na obra analisada.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17671
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXVIII_2014_26.pdf9,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.