Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17718
Título: Estudo das instalações e operações de caldeiras de uma indústria de produtos químicos do estado do Paraná, sob ótica da NR-13 e NR-28
Autor(es): Alberichi, Mariano
Orientador(es): Serta, Roberto
Palavras-chave: Caldeiras - Fatores de risco
Caldeiras - Acidentes
Segurança do trabalho - Legislação
Indústria química - Fatores de risco
Boilers - Risk factors
Boilers - Accidents
Industrial safety - Law and legislation
Chemical industry - Risk factors
Data do documento: 24-Out-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALBERICHI, Mariano. Estudo das instalações e operações de caldeiras de uma indústria de produtos químicos do estado do Paraná, sob ótica da NR-13 e NR-28. 2013. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do estado geral das instalações e operações de duas caldeiras flamotubulares de uma indústria química, destinadas à geração de vapor através da circulação interna dos gases de combustão dentro de tubos que os conduzem para o interior das caldeiras. O procedimento para análise foi realizado através da elaboração de uma lista de verificação (check-list) pautada na NR-13 (Caldeiras e Vasos sob Pressão) da Portaria no 3.214 de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho, que regulamenta as operações de vasos de pressão e caldeiras e o impacto financeiro decorrente de fiscalizações, conforme NR-28 (Fiscalização e Penalidades). O objetivo principal do trabalho foi avaliar o cumprimento da NR-13 na indústria estudada, identificando as possíveis não conformidades e oportunidades de melhorias, buscando, não só oportunizar a redução das possibilidades de acidentes de trabalho que podem resultar em mortes, lesões e incapacitações permanentes, mas também, mensurar os valores das multas aplicáveis em caso de fiscalização por agentes de inspeção do trabalho referente às premissas dos Anexos I e II da NR-28. Os dados obtidos foram analisados e então comparados com os requisitos das duas NR’s em pauta, bem como as medidas de adequação necessárias para atendimento mínimo as legislações avaliadas, tais como: substituição de mostradores de níveis de água, adequação dos sistemas de iluminação, treinamentos de capacitação e reciclagens de operadores, entre outros. A análise dos dados permitiu concluir que a indústria avaliada atende 76,32% dos requisitos da NR-13, e dentre os itens não atendidos, alguns deles são considerados como graves e iminentes, e que, como consequência, podem ocasionar acidentes fatais e resultar em impacto financeiro e eventuais interdições e embargos decorrentes de fiscalizações realizadas por auditores e fiscais do trabalho.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17718
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXVI_2014_24.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.