Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17825
Título: Integração da segurança e saúde no trabalho no desenvolvimento e gerenciamento de projetos de empreendimentos da construção civil: estudo de casos múltiplos
Autor(es): Cassilha, Simone do Amaral
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Construção civil - Medidas de segurança
Administração de projetos
Industrial safety
Building - Safety measures
Project management
Data do documento: 24-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CASSILHA, Simone do Amaral. Integração da segurança e saúde no trabalho no desenvolvimento e gerenciamento de projetos de empreendimentos da construção civil: estudo de casos múltiplos. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A Construção Civil é um vasto e heterogêneo campo de atividades representado pelos diferentes segmentos da cadeia produtiva. Na atividade de edificação convivem condições primitivas de trabalho ao lado de metodologias modernas, com os riscos para a segurança e a saúde dos trabalhadores. Este trabalho identifica a inclusão e prática da Segurança e Saúde no Trabalho no desenvolvimento e gerenciamento de projetos de empreendimentos da Construção Civil.Através de pesquisa qualitativa identifica a organização das empresas, a experiência dos profissionais envolvidos e a utilização de ferramentas gerenciais. Como resultado apresenta que os profissionais devem transitar com maior integração dentro da Indústria da Construção Civil com grandes benefícios para o setor, além de aumentar o conhecimento sobre temas de extrema importância, como o da Segurança e Saúde no Trabalho.
Abstract: The Construction Industry contains vast and heterogeneous activities represented by different segments in the product chain. In the construction activity primitive work conditions coexist beside modern methodologies, with constant risks for the safety and the health of workers. This study aims to identify the existing tools in place to integrate the Safety and Health into project development in the production cycle in building construction. The qualitative methodology interview was divided in three sections: data related to organization, work related experience of professionals in the organizations and project management practices, to understand the projects processes used for product development. As a result it is shown that, professionals should integrate the several activities of the Civil Construction Industry, bringing benefits to the sector, as well less increasing the professional’s knowledge of Safety and Health.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17825
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXIV_2013_34.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.