Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17991
Título: Segurança do trabalho na colheita florestal do eucalipto: estudo de caso fazenda localizada no município Sengés-PR
Autor(es): Porceli, Silvio Gabriel de Souza
Orientador(es): Hara, Massayuki Mário
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Avaliação de riscos ambientais
Colheita - Medidas de segurança
Industrial safety
Environmental risks assessment
Harvesting - Security measures
Data do documento: 24-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PORCELI, Silvio Gabriel de Souza. Segurança do trabalho na colheita florestal do eucalipto: estudo de caso fazenda localizada no município Sengés-PR. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O Brasil possui a maior cobertura florestal do mundo com 478 milhões de hectares. Dados alarmantes deixam claro que o Brasil precisa evoluir e muito quando o tema é segurança do trabalho. Dados obtidos do anuário estatístico da Previdência Social - 2010, elaborado pela previdência Social do Governo Federal, mostram que o custo anual de acidentes de trabalho chega a 57 bilhões de reais. A exploração florestal com motosserra permite produtividade individual relativamente elevada, com baixo investimento inicial, pode-se utilizar este maquinário em locais de difícil acesso, inacessível às máquinas especializadas. Este estudo têm como objetivo, a segurança dos trabalhadores no setor de colheita do eucalipto, baseados nos dados obtidos com a aplicação de questionário, junto aos trabalhadores. As NR’s priorizam esta segurança, garantindo assim o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho. O levantamento de dados para identificação das condições de segurança dos trabalhadores foi realizado por meio de check-list, baseado nas medidas de proteção e prevenção adotadas na NR 31. Cada um dos requisitos abordados foi analisado de acordo com a legislação vigente, e com os resultados obtidos, foi possível o diagnosticar a situação de trabalho atual e desta forma propor melhorias e soluções relacionadas à saúde e segurança dos funcionários.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17991
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXV_2013_34.pdf784,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.