Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18098
Título: Segurança do trabalho na construção civil: Um estudo de caso
Autor(es): Machado, Daniela Bastian
Orientador(es): Hara, Massayuki Mário
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Acidentes de trabalho - Prevenção
Construção civil - Fatores de risco
Industrial safety
Industrial accidents - Prevention
Building - Risk factors
Data do documento: 5-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Daniela Bastian. Segurança do trabalho na construção civil: um estudo de caso. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O elevado interesse em se investir na segurança do trabalho em obras da construção civil motivou este estudo que acompanhou as atividades do profissional pedreiro em uma empresa de engenharia com duas frentes de trabalho: construção de um barracão comercial e execução de barreira New Jersey em rodovia. Este estudo de caso investigou sobre a relação que existe entre a ocorrência de acidentes de trabalho e a motivação dos mesmos, tendo em conta características relativas às atividades e aos ambientes em que são realizadas, bem como àquelas que dizem respeito ao profissional que as executa. A metodologia utilizada foi uma Análise Preliminar de Risco com levantamento dos perigos e riscos a que está exposto o trabalhador em várias etapas do processo nas distintas frentes de trabalho em questão. O resultado relativo a ocorrência de acidentes em grau relevante é consideravelmente maior na construção civil (6%) que na execução de barreiras New Jersey (4%), já quanto a responsabilidade pela ocorrência em grau relevante o resultado aponta em ambas as frentes, o ambiente como principal causador (aproximadamente 67% na construção civil e 100% na barreira New Jersey). Esses resultados reiteram as recomendações presentes na literatura, indicando que se faça uma gestão de segurança envolvendo desde a alta administração até o trabalhador. Nesse sentido o estudo aponta para a necessidade de uma reavaliação dos critérios que definem a obrigatoriedade do serviço de supervisão do profissional de segurança em obras de construção, considerando que os riscos de acidente têm maior relação com as atividades e o meio em que são realizadas do que com as características individuais do trabalhador.
Abstract: The high interest of investing in work safety in construction works motivate this study that followed the activities of mason in an engineering company in two working fronts: building a commercial shed and implementation of New Jersey Barrier in highway. This case study investigated about the relationship between a work accidents occurrence and their reason, taking the features relating this activities and the environments in wich are held, as well as those concerned to the professional work. The methodology used was a Preliminary Analysis of Risk Survey about the dangers and risks that the worker is exposed in several steps in the process of different work fronts analyzed. The results concearned about accidents occurrence in relevant degree is considerably higher in Construction (6%) than in New Jersey Barriers execution (4%) , while the liability about the occurrence in relevant degree bring results for both that shows the environment as main cause (approximately 67% in civil construction and 100 % in New Jersey barrier). The results confirm the recommendations in literature, indicating that a safety management must be done involving from senior management until workers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18098
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXX_2015_10.pdf5,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.