Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18372
Título: Estrutura de referência para um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional em condomínios conforme as recomendações da ISO 45001:2018
Título(s) alternativo(s): Reference structure for an occupational health and safety management system - in condominiums according to the recommendations of ISO 45001: 2018
Autor(es): Biscais, Jucelli de Andrade
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Condomínios - Medidas de segurança
Segurança do trabalho - Normas
Risco - Análise
Administração de risco
Condominium - Security measures
Industrial safety - Standards
Risk - Analysis
Risk management
Data do documento: 16-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BISCAIA, Jucelli de Andrade. Estrutura de referência para um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional em condomínios conforme as recomendações da ISO 45001:2018. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Um condomínio residencial pode apresentar muitos locais de risco à vida humana. Os riscos podem estar na manipulação do lixo e de produtos de limpeza, na manutenção de piscinas, na realização de trabalho em altura, no risco de choque elétrico, no trabalho em espaço confinado, como no caso de trabalho de garagistas e manobristas que podem estar com excesso de monóxido de carbono, além de problemas ergonômicos em porteiros que podem sofrer se má postura por permanecerem sentados a maior parte do tempo. Este estudo teve como objetivo geral propor uma estrutura de referência para a elaboração de um Sistema de Gestão da Segurança do trabalho e Saúde Ocupacional que possa ser aplicado em condomínios residenciais, utilizando o referencial definido pela ISO 45001(2018). A metodologia utilizada foi um estudo de caso em um condomínio residencial no Litoral do Paraná, no qual foram aplicados questionários ao síndico e aos funcionários do condomínio para a coleta de dados, quantitativos e qualitativos. Foi elaborada uma Análise Preliminar de Riscos (APR), tendo o autor atuado com pesquisadora na pesquisa-ação.Traz como resultado uma estrutura de referência que poderá ser adotada para a elaboração de um Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho em condomínios residenciais, para ser avaliada e implantada em situações similares.
Abstract: A residential condominium can present many places of risk to human life. Risks may include handling garbage and cleaning products, maintaining pools, performing work at heights, risk of electric shock, working in confined space, as in the case of work by garage workers and valets who may be excess carbon monoxide, as well as ergonomic problems in doormen who may suffer from poor posture because they remain seated most of the time. This study had as general objective to propose a reference framework for the elaboration of a Work Safety Management System and Occupational Health that can be applied in residential condominiums, using the framework defined by ISO 45001 (2018). The methodology used was a case study in a residential condominium in the Coast of Paraná, in which questionnaires were applied for the collection of data, both quantitative and qualitative, to the liquidator and to the condominium officials. A Preliminary Risk Analysis (APR) , and the author acted as researcher in action research. It results in a reference structure that can be adopted for the elaboration of a Occupational Safety and Health System in residential condominiums, for evaluation and implementation in similar situations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18372
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVI_2018_24.pdf8,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.