Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18487
Título: Análise da viabilidade da utilização de recursos do programa de eficiência energética da ANEEL na implantação de conversores de frequência em sistemas de bombeamento
Autor(es): Teodoro, José Arthuro
Orientador(es): Filipini, Fábio Antônio
Palavras-chave: Conversores de frequência
Motores elétricos de indução
Energia elétrica - Consumo
Frequency changers
Electric motors, Induction
Electric power consumption
Data do documento: 18-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TEODORO, José Arthuro. Análise da viabilidade da utilização de recursos do programa de eficiência energética da ANEEL na implantação de conversores de frequência em sistemas de bombeamento. 2013. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A força motriz tem uma participação expressiva no consumo de energia elétrica, principalmente no setor industrial, ela representa cerca de 70% o que significa 38% do consumo total brasileiro (dados do Anuário Estatístico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) – 14/09/2012). Aliada a esta constatação temos os acionadores de velocidade ajustável, mais frequentemente conhecido como conversores de frequência, que desempenham um papel importante na eficiência energética quando se trata de motor de indução trifásico, pelos ganhos energéticos que eles podem proporcionar superiores a tão somente a substituição de motores convencionais por eficientes. O objetivo deste trabalho é evidenciar os benefícios do uso de inversores de frequência, bem como analisar a viabilidade da execução de projetos desta natureza com a utilização de recursos do programa de eficiência energética da ANEEL.
Abstract: The driving force has a significant participation in the consumption of electricity, especially in the industrial sector, it represents about 70% which means 38% of total Brazilian (data from the Statistical Yearbook of Energy Research Company (EPE) - 14/09 / 2012). Coupled with this observation we have adjustable speed drives, more often known as frequency converters, which play an important role in energy efficiency when dealing with three-phase induction motor, the efficiency gains that they can provide more than merely the replacement of by efficient conventional engines. The aim of this work is to show the benefits of using AC drives, as well as analyze the feasibility of implementing such projects with resource utilization efficiency program ANEEL.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18487
Aparece nas coleções:CT - Eficiência Energética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEE_I_2013_10.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.