Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18524
Título: Comparação de custo benefício entre micro inversor e inversor multistring com base na expectativa de geração para cliente de Apucarana-PR
Título(s) alternativo(s): Cost-benefit comparison between micro inverter and multistring inverter based on expectation of generation for customer of Apucarana-PR
Autor(es): Oliveira, Fernando Henrique Murara de
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Geração distribuida de energia elétrica
Sistemas de energia fotovoltaica - Apucarana (PR)
Energia solar
Inversores elétricos
Distributed generation of electric power
Photovoltaic power systems - Apucarana (PR)
Solar energy
Electric inverters
Data do documento: 8-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Fernando Henrique Murara. Comparação de custo benefício entre micro inversor e inversor multistring com base na expectativa de geração para cliente de Apucarana-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Energias Renováveis) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Com a crescente procura por fontes energéticas renováveis, tanto por preocupação ambiental, como pela limitação das hidrelétricas, ou ainda por razões econômicas, especialmente no Brasil, onde há uma grande extensão territorial e boa irradiação solar, a fotovoltaica se mostra uma opção atraente. O presente trabalho trata de um estudo de caso de uma planta fotovoltaica a ser instalada para um cliente na cidade de Apucarana-PR com o objetivo de identificar a melhor opção de sistema, micro inversor ou inversor multistring, com base na análise do tempo de retorno do investimento. Para a realização do estudo foram utilizados dados do consumo, irradiação solar no local, área disponível, localização e por fim o dimensionamento do sistema para cada tecnologia de inversor. A partir dos dados obtidos foi gerada uma expectativa de geração e a economia futura provável que a planta irá proporcionar ao cliente, diante disso, e do valor do investimento, foi possível calcular o tempo de retorno do investimento e definir qual é a melhor tecnologia para esta aplicação, que neste caso favorece ao multistring devido sua popularidade e menor custo quando comparado ao micro inversor, resultando numa diferença de aproximadamente um ano no payback a favor do multistring. Devido as características do sistema é possível replicar o procedimento deste estudo alterando algumas variáveis.
Abstract: Com a crescente procura por fontes energéticas renováveis, tanto por preocupação ambiental, como pela limitação das hidrelétricas, ou ainda por razões econômicas, especialmente no Brasil, onde há uma grande extensão territorial e boa irradiação solar, a fotovoltaica se mostra uma opção atraente. O presente trabalho trata de um estudo de caso de uma planta fotovoltaica a ser instalada para um cliente na cidade de Apucarana-PR com o objetivo de identificar a melhor opção de sistema, micro inversor ou inversor multistring, com base na análise do tempo de retorno do investimento. Para a realização do estudo foram utilizados dados do consumo, irradiação solar no local, área disponível, localização e por fim o dimensionamento do sistema para cada tecnologia de inversor. A partir dos dados obtidos foi gerada uma expectativa de geração e a economia futura provável que a planta irá proporcionar ao cliente, diante disso, e do valor do investimento, foi possível calcular o tempo de retorno do investimento e definir qual é a melhor tecnologia para esta aplicação, que neste caso favorece ao multistring devido sua popularidade e menor custo quando comparado ao micro inversor, resultando numa diferença de aproximadamente um ano no payback a favor do multistring. Devido as características do sistema é possível replicar o procedimento deste estudo alterando algumas variáveis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18524
Aparece nas coleções:CT - Energias Renováveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEER_XII_2020_05.pdf4,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.