Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18665
Título: OHR - metodologia que permite potencializar a eficiência e a confiabilidade humana nos processos gerenciais
Autor(es): Semicek, Juliana
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Produtividade do trabalho
Processo decisório
Reliability (Engineering)
Labor productivity
Decision making
Data do documento: 23-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SEMICEK, Juliana. OHR - metodologia que permite potencializar a eficiência e a confiabilidade humana nos processos gerenciais. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: As existentes técnicas de análise de confiabilidade humana - HRA (Human Reliability Analysis) enfatizam a busca pela probabilidade de falha do ser humano e a determinação entre o tempo médio destas ocorrências. Porém, tão importante quanto errar menos é produzir mais, e o cálculo da produtividade não está diretamente inserido na atual abordagem da confiabilidade humana. A fim de completar essa equação, o indicador de eficiência global de equipamentos - OEE (Overall Equipment Effectiveness), que busca nas máquinas, o equilíbrio entre disponibilidade, qualidade e produtividade, foi adaptado para o cálculo da eficácia humana, criando o OHR (Overall Human Reliability). O OHR quando somado as tradicionais técnicas de Engenharia de Confiabilidade, potencializam a eficácia do processo, permitem uma maior visibilidade sobre o perfil ideal de contratação, auxiliam a tomada de decisão e principalmente, determinam se o nível de confiabilidade dos recursos e do processo está crescendo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18665
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_II_2013_10.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.