Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18669
Título: Aplicação de engenharia da confiabilidade na modelagem matemática estatística para previsão de consumo de energia elétrica de uma fábrica
Título(s) alternativo(s): Reliability engineering application in mathematical statistical modeling for electricity consumption forecast of a factory
Autor(es): Nascimento, Fabiano Seibt do
Orientador(es): Mariano, Carlos Henrique
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia
Energia elétrica - Consumo
Modelos matemáticos
Serviços de eletricidade - Custos
Reliability (Engineering)
Electric power consumption
Mathematical models
Electric utilities - Costs
Data do documento: 16-Mai-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NASCIMENTO, Fabiano Seibt do. Aplicação de engenharia da confiabilidade na modelagem matemática estatística para previsão de consumo de energia elétrica de uma fábrica. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo demonstrar a aplicabilidade da utilização de ferramentas da engenharia da confiabilidade, mas especificamente na análise de dados de vida e, na criação de um modelo matemático de previsão de consumo de energia elétrica de uma organização, permitindo que profissionais que atuam nesta área apresentem dados com níveis de confiança. Como resultado, o trabalho demonstra os reais ganhos gerenciais com o método proposto, quantificados pela comparação do consumo real versus o calculado através da utilização da solução proposta neste estudo. Como consequência macro, evidenciase a engenharia da confiabilidade como ferramenta importante para a gestão, em busca por melhores resultados e na otimização dos recursos financeiros da empresa.
Abstract: This study aims to demonstrate the applicability of using reliability engineering tools, specifically the life data analysis and, to create a mathematical model of electricity consumption forecast of an organization, allowing professionals that work in this area present data with confidence levels. As a result, the work shows the management results with the method by the comparison of the actual consumption versus the estimated consumption calculated using the solution proposed in this study. As a bigger result, the reliability engineering is evident as a key tool in management, aim for better results and optimization of financial resources of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18669
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_2014_04.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.