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Título: Modelamento do sistema logístico de petróleo do litoral paulista: foco em confiabilidade e disponibilidade
Título(s) alternativo(s): Modeling of the petroleum logistics system on the São Paulo coast: focus on reliability and availability
Autor(es): Pereira, William Hiroshi Kuvabara
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Logística
Petróleo
Confiabilidade (Engenharia)
Manutenção
Localização de falhas (Engenharia)
Logistics
Petroleum
Reliability (Engineering)
Maintenance
Fault location (Engineering)
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA, William Hiroschi Kuvabara. Modelamento do sistema logístico de petróleo do litoral paulista: foco em confiabilidade e disponibilidade. 2016. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O sistema logístico de petróleo do litoral paulista, composto de terminais e dutos, tem importância estratégica na produção de combustíveis como gasolina, óleo diesel, GLP, querosene de aviação, além de nafta, aguarrás, propeno e solventes especiais, etc. As refinarias geralmente trabalham com baixos estoques de petróleo, assim, uma indisponibilidade acentuada do sistema logístico pode causar desabastecimento desses centros produtores de derivados e, consequentemente afetar consumidores como empresas dos setores de transporte rodoviário, aviação e naval. Neste contexto, o trabalho tem por objetivo modelar esse sistema para seus cenários operacionais usuais e simular seu comportamento dinâmico de operação e, o processo falha/ reparo ao longo de 1 ano. Após a simulação, obteve-se parâmetros de interesse para os blocos como tempos disponível e indisponível, número de falhas esperadas, tempo médio entre falhas (MTBF) e disponibilidade. Por fim, identifica-se os sistemas que mais contribuem nos aspectos de interesse como indisponibilidade ou falhas com paradas dos sistemas e, com isso, pode-se aprimorar as estratégias de gestão dos ativos.
Abstract: The petroleum logistics system on the São Paulo coast, composed of terminals and pipelines, has strategic importance in the production of fuels such as gasoline, diesel oil, LPG, jet fuel, as well as naphtha, turpentine, propene and special solvents, etc. Refineries generally work with low oil stocks, so a sharp logistics system unavailability may cause shortages of these derivatives producer centers and consequently affect consumers as companies from the sectors of road transport, aviation and naval. In this context, the objective of the work is to model this system for its usual operating scenarios and to simulate its dynamic behavior of operation, and the failure/repair process over a year. After the simulation, parameters of interest for the blocks as available and unavailable times, number of expected failures, mean time between failures (MTBF) and availability are obtained. Finally, it identifies the systems that contribute most to the interest aspects such as unavailability or failures with system stops, and with this, it is possible to improve strategies of asset management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18688
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