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Título: Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial
Título(s) alternativo(s): Popularization of reliability among consumers as a factor of industrial competitiveness
Autor(es): Ferreira, Thaís Pirez Alves
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Consumidores
Confiabilidade (Engenharia)
Vida útil (Engenharia)
Custo
Consumers
Reliability (Engineering)
Service life (Engineering)
Cost
Data do documento: 5-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Thaís Pirez Alves. Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta qual o melhor forma para popularizar os conceitos, tidos como chaves (confiabilidade, vida útil e vida inicial), da Engenharia da Confiabilidade entre os consumidores como um meio de fomentar a competitividade industrial. Realiza um questionário online com 255 participantes, de maneira a averiguar seus conhecimentos sobre confiabilidade, apresentar os conceitos chaves e analisar a recepção dos consumidores aos mesmos, bem como a forma que tais definições passariam a ser utilizadas em suas relações de consumo. Discute as teorias do impacto da confiabilidade nos custos e vantagens industriais, apresenta simplificações para os termos chaves e apresenta as teorias e modelos que regem o comportamento do consumidor e a influência do mesmo na competitividade industrial. Por meio do questionário realizado, o trabalho verificou que os consumidores se tornam mais conscientes sobre o valor e importância da confiabilidade quando informações sobre a mesma estão presentes na forma de figuras (seja símbolo, rótulo ou selo), também tendem a preferir produtos que venham com a confiabilidade explicita no formato escolhido, e se tornam mais favoráveis, com o conhecimento dos conceitos chaves, a cobrarem dos fabricantes por produtos com confiabilidade assegurada.
Abstract: This research presents the best way to popularize the concepts, considered as keys (reliability, useful life and early life), of Reliability Engineering among consumers as a means to promote industrial competitiveness. It carries out an online questionnaire with 255 participants, in order to ascertain their knowledge about reliability, present the key concepts and analyze the reception of the consumers to them, as well as the manner that such definitions would be used in their relations of consumption. It discusses theories of the impact of reliability on industrial costs and benefits to companies, presents simplifications for the key terms, and presents theories and models governing consumer behavior and its influence on industrial competitiveness. Through the questionnaire, the research has shown that consumers become more aware of the value and importance of reliability when information about it is present in the form of figures (whether symbol, label or seal), also they tend to prefer products that come with explicit reliability in the chosen format, and become more favorable, with the knowledge of the key concepts, to demand for products with assured reliability from manufacturers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18721
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