Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18742
Título: Aplicação de manutenção centrada em confiabilidade em equipamentos de laboratório
Título(s) alternativo(s): Application of reliability centered maintenance in laboratory equipment
Autor(es): Gonçalves, Jefferson Luiz
Orientador(es): Mariano, Carlos Henrique
Palavras-chave: Metalurgia - Qualidade
Confiabilidade (Engenharia)
Fábricas - Manutenção
Vida útil (Engenharia)
Metallurgy - Quality
Reliability (Engineering)
Plant maintenance
Service life (Engineering)
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GONÇALVES, Jefferson Luiz. Aplicação de manutenção centrada em confiabilidade em equipamentos de laboratório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este estudo foi desenvolvido para um laboratório metalúrgico e qualidade do produto, composta por sistemas reparáveis para a avaliação da estrutura de manutenção. Para este trabalho foram extraídos os históricos de falhas do banco de dados da empresa, a fim de avaliar se o período entre as intervenções de caráter preventivo está bem dimensionado. Para isso, foram utilizadas algumas ferramentas de confiabilidade como, por exemplo, a Análise de Dados de Vida e a Manutenção Centrada em Confiabilidade. Como resultado, o trabalho mostra pontos onde é possível ser ajustado de modo a economizar tempo e dinheiro para a empresa, além de oportunidade de aplicação de outras ferramentas de confiabilidade em trabalhos futuros, como RCA (Root Cause Analysis) e Análise RAM (Reliability Availability Mantenability), de modo a melhorar a disponibilidade dos equipamentos.
Abstract: This work was developed for a Metallurgical and Product Quality Laboratory, composed by repairable systems for maintenance structure evaluation. For this work we extracted the history of failures from the company's database, to evaluate if the period between preventive interventions is well sized. For this, some reliability tools were used, such as Life Data Analysis and Reliability Centered Maintenance. As a result, the work shows points where it can be adjusted to save time and money for the company, as well as the opportunity to apply other reliability tools for future work, such as Root Cause Analysis (RCA) and Reliability Availability and Mantenability (RAM) to improve equipment availability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18742
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_VII_2019_10.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.