Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18755
Título: Aplicação da engenharia de confiabilidade para otimização da manutenção e redução de falhas de um sistema de bombeamento de água
Título(s) alternativo(s): Application of reability engineering at pump system optmization and fail reduce
Autor(es): Guedes, Cezar Rogério
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Localização de falhas (Engenharia)
Estações de bombeamento
Custo industrial
Manutenção
Reliability (Engineering)
Fault location (Engineering)
Pumping stations
Costs, Industrial
Maintenance
Data do documento: 17-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUEDES, Cezar Rogério. Aplicação da engenharia de confiabilidade para otimização da manutenção e redução de falhas de um sistema de bombeamento de água. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Trabalho apresenta a aplicação de metodologias de engenharia de confiabilidade para reduzir os custos de manutenção e aumentar o rendimento do sistema de bombeamento de água para refrigeração de placas da área de Condicionamento de Placas da ArcelorMittal Tubarão. Atualmente este sistema apresenta alto número de falhas, gerando altos custos de manutenção de bombas e de motores e perdas de produção em função de indisponibilidade operacional e / ou baixo rendimento dos equipamentos. Apresenta um plano de ação que sirva como ferramenta para aumentar a disponibilidade operacional dos equipamentos deste sistema de bombeamento, aumentando o rendimento do sistema de bombeamento para otimizar a produção desta área operacional e reduzindo os custos de manutenção. Propõe-se também um planejamento de inspeção e de serviços para manutenção da confiabilidade dos equipamentos.
Abstract: This monograph consists in aplication of reliability engineering methodology to reduce maintenance costs and increase the efficiency of a water pump system to steel slabs refrigeration in the Slab Conditioning Area at ArcelorMittal Tubarão. Presently, this system shows a high number of fails, with high pumps and motors maintenance costs and production lacks caused by operational equipment unavailable and/or low efficiency of equipment. Will be show an implementation plan that can be used as a tool to increase equipment operational availability in this system, increasing pump system efficiency to production optmization and costs reducing. Will be create inspection and services plan too, to maintain equipment reliability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18755
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEECVIT_1_2016_5.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.