Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18776
Título: Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento da manutenção suportada pela engenharia da confiabilidade
Título(s) alternativo(s): Development of a maintenance management system supported by reliability engineering
Autor(es): Pereira, Fernando Henrique Gomes
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Manutenção
Software - Desenvolvimento
Reliability (Engineering)
Maintenance
Computer software - Development
Data do documento: 5-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA, Fernando Henrique Gomes. Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento da manutenção suportada pela engenharia da confiabilidade. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Com a evolução da tecnologia, nos meios de produção e processos de fabricação, a função manutenção é vista hoje como um departamento que busca agregar valor ao produto. Nesse contexto, alinhada a Gestão de Ativos, a Engenharia da Confiabilidade e o conjunto de metodologias que a compõe estão em evidência a fim de se buscar a plena disponibilidade operacional. A partir disso, os softwares de manutenção e de Gestão de Ativos ganharam um novo status. Garantir somente o registro de ocorrências e gerar ordens de serviços já não são suficientes para atender as demandas atuais. Portanto, agregar a estes softwares os conceitos da Engenharia da Confiabilidade em uma única plataforma é o primeiro passo para gerenciar com excelência os ativos das companhias. Com isso, o presente trabalho se propôs a desenvolver uma ferramenta para unir as metodologias da Engenharia da Manutenção e da Engenharia da Confiabilidade utilizando para isso o Microsoft Excel® como interface de trabalho e o VBA (Visual Basic for Applications) como linguagem de programação. Foi possível desenvolver rotinas de ordens de serviço, registro de ocorrências e cadastros de equipamentos. Essas informações podem servir como base de dados para o módulo de Confiabilidade, onde as metodologias de Análise de Dados de Vida e Diagramas de Blocos de Confiabilidade foram desenvolvidas. A partir de um estudo de caso, obteve-se um erro na estimação dos parâmetros de forma β e de escala η da distribuição Weibull da ordem de 0,0032% e 0,0397%, respectivamente, quando comparado com um software de Confiabilidade de mercado.
Abstract: With the evolution of technology, means of production and manufacturing processes, 5the maintenance is nowadays as a department within companies to add value to the product. In this context, aligned with Asset Management, Reliability Engineering and a set of methodologies that make up are in evidence in order to seek an ample operational availability. Thereat, Maintenance and Asset Management software gains a new status. Make sure that failures and generating orders services are registered are no longer enough to meet current demands. Therefore, Reliability Engineering software concepts into a single platform is the first step in managing business assets with excellence. Therefore, the present work has proposed to develop a tool to join the methodologies of Maintenance Engineering and Reliability Engineering usingMicrosoft Excel® as working interface and VBA (Visual Basic for Applications) as programming language. It was possible to develop work order routines, faults log and put all equipment in the system. This information can be used as a database for the Reliability module, where the methodologies of Life Data Analysis and Reliability Block Diagrams have been developed. From a case study, It was obtained an error in the estimation of the shape parameter β and scale parameter η from the Weibull distribution of the order of 0.0032% and 0.0397%, respectively, when compared to a Reliability Software.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18776
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_VI_2018_06.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.