Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18803
Título: Metodologia WCM: redução de perdas por setup em uma linha de usinagem de componentes, com base no pilar melhoria focada
Título(s) alternativo(s): Methodology: reduction of setup losses in a component machining line, based on the focused improvement pillar
Autor(es): Longhi, Tiago Filipi
Orientador(es): Silva, Alexandre Dantas Pinheiro da
Palavras-chave: Processos de fabricação
Just-in-time
Controle de perdas
Fábricas - Manutenção
Manufacturing processes
Just-in-time systems
Loss control
Plant maintenance
Data do documento: 4-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LONGHI, Tiago Filipi. Metodologia WCM: redução de perdas por setup em uma linha de usinagem de componentes, com base no pilar melhoria focada. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O WCM (World Class Manufacturing ou Manufatura Classe Mundial) é um sistema de gestão integrado que busca aumentar o nível de competitividade da organização, por meio da melhoria contínua de processos e o aumento da agregação de valor ao longo da cadeia de manufatura, eliminando perdas e desperdícios no fluxo produtivo. Estruturado em 10 pilares técnicos, cabe ao pilar Melhoria Focada (FI) investigar a causa raiz de perdas específicas e atacá-las para que não ocorram mais, utilizando-se de técnicas e ferramentas apropriadas, a partir de uma matriz de priorização. A ferramenta específica para a redução do tempo de setup, objeto de estudo deste trabalho, é o SMED – ou Troca Rápida de Ferramentas. A metodologia visa a redução de máquina parada por meio de análise de campo focalizada. O Estudo de caso foi realizado com a aplicação do SMED em uma linha de usinagem de componentes com altos tempos de setup, e obteve-se uma redução média de 32% do tempo de setup por máquina e de 54% do tempo total de preparação da linha. Este trabalho possibilitou maior tempo de máquina disponível para a usinagem de peças, aumentando a produtividade e a flexibilidade do centro de trabalho de uma empresa multinacional de soluções elétricas.
Abstract: WCM (World Class Manufacturing) is an integrated management system that seeks to increase the organization's competitiveness by continually improving processes and increasing value aggregation along the manufacturing chain, eliminating wastage and losses in the production flow. Structured in 10 technical pillars, it is the Focused Improvement pillar (FI) that must investigate the root cause of specific losses and treat them so that they do not occur any more, using appropriate techniques and tools defined from a prioritization matrix. A specific tool for setup reduction evaluated in this study is SMED, or Single Minute Exchange of Die. The methodology seeks to reduce machine downtime through focused field analysis. The case study was based on the application of SMED in a component machining line with high setup times, and had an average setup reduction of 32% by equipment and 54% of the total line setup time. This work resulted in a longer time available for machining parts, increasing the productivity and flexibility of the work center in a multinational company of electrical solutions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18803
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEP_I_2017_34.pdf973,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.