Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18806
Título: Kaizen em chão de fábrica: produção enxuta na WEG Transformadores de Gravataí
Autor(es): Kuhnen, Adálcio
Orientador(es): Paris, Wanderson Stael
Palavras-chave: Produção enxuta
Planejamento dos recursos de manufatura
Transformadores elétricos - Indústrias - Gravataí (RS)
Processos de fabricação
Lean manufacturing
Manufacturing resource planning
Electric transformers - Industries - Gravataí (RS)
Manufacturing processes
Data do documento: 4-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KUHNEN, Adálcio. Kaizen em chão de fábrica: produção enxuta na WEG Transformadores de Gravataí. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Engenharia de Produção) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O presente estudo tem como tema a filosofia de gerenciamento Lean Manufacturing, que se constitui em um dos caminhos para que as empresas possam melhorar os processos de gerenciamento da produção a fim de manter a competividade. Conhecido no Brasil como Sistema de Produção Enxuta (SPE), a filosofia Lean se caracteriza por buscar a melhoria da produção em seu conjunto, minimizando desperdícios de máquinas e recursos, reduzindo estoques e melhorando a qualidade do produto. Uma das ferramentas do sistema Lean é o Kaizen, que consiste em uma mentalidade de mudança e melhorias constantes na empresa. Busca-se, por meio do Kaizen, identificar problemas a serem resolvidos com o auxílio de pessoas criativas, incrementar a produtividade pelo controle dos processos para reduzir o tempo dos ciclos, obter a padronização e eliminar os desperdícios. O objetivo desta pesquisa é apresentar as etapas de planejamento, execução e resultados da implementação da filosofia Lean Manufacturing no processo de fabricação de transformadores elétricos de médio porte da empresa WEG, unidade de Gravataí, Rio Grande do Sul. O enfoque das ações apresentadas neste estudo e embasadas na filosofia Lean volta-se para o aumento da capacidade produtiva, com a otimização conjunta dos recursos de pessoas, das máquinas e da estrutura física da planta de produção. A hipótese investigada é a de que a realização de círculos de melhoria – Kaizen em chão de fábrica, um procedimento integrante da manufatura enxuta, é um caminho simples e promissor para alavancar o sistema produtivo na WEG – Gravataí. Metodologicamente, a pesquisa contou com a realização de revisão bibliográfica e documental, além da pesquisa empírica, adotando-se a abordagem qualitativa e a realização de um estudo de caso. As ações planejadas e implementadas na WEG – Gravataí favoreceram a produção e a competitividade da empresa, bem como proporcionaram a melhora dos indicadores de desempenho, da qualidade do produto e dos aspectos financeiros, mesmo com as dificuldades de uma produção não seriada.
Abstract: The subject of this study is the Lean Manufacturing management philosophy that constitutes one of the ways companies can dispose to improve their processes of production management. Known as Lean Production System (LPS) in Brazil, the Lean philosophy is characterized by seeking the production improvement as a whole, minimizing waste of machines and resources, reducing inventories and improving product quality. One of the tools of the Lean system is Kaizen, which consists in a mindset of constant changes and improvements in the company. Through Kaizen, we look for to identify problems to be solved with the help of creative people, to increase the productivity by controlling the processes, to reduce cycle time, to obtain standardization and to eliminate wastes. The aim of this research is to present the planning stages, execution and results of the Lean Manufacturing philosophy implementation in the manufacturing process of medium-sized electric transformers of the company WEG, subsidiary of Gravataí, State of Rio Grande do Sul. The actions presented in this study, and based on the Lean philosophy, are focused on the increase of the production capacity, with the joint optimization of human resources, machines and the physical structure of the production plant. The hypothesis investigated stablishes that the implementation of improvement circles – Kaizen at the factory floor, a procedure that integrates lean production, is a simple and promising way to leverage the productive system at WEG – Gravataí. Methodologically, the research was carried out through bibliographic and documentary searching, besides the empirical research, in which the qualitative approach and a case study was adopted. The actions planned and implemented at WEG – Gravataí uplifted production and competitiveness of the company, as well as improved performance indicators, product quality and financial aspects, even facing difficulties of a non-serial production.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18806
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEP_I_2017_01.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.