Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18830
Título: Peri e o bom selvagem: análise da obra O Guarani de José de Alencar
Autor(es): Borin, Luciana Leme
Orientador(es): Cordeiro, Mariana Sbaraini
Palavras-chave: Alencar, José de, 1829-1877
Literatura - Análise
O bom selvagem
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Literature - Analysis
Noble savage
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORIN, Luciana Leme. Peri e o bom selvagem: análise da obra O Guarani de José de Alencar. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente trabalho analisará a obra brasileira indianista e romântica O Guarani de José de Alencar sob a perspectiva do mito do bom selvagem rousseauniano, levando-se em consideração, ainda, aspectos como a época descrita no romance, o momento histórico em que a trama foi escrita e dados biográficos de seu autor. Tudo isso com o objetivo, por meio de pesquisa bibliográfica, de obter material para desmistificar a relação entre o mito do bom selvagem e o romantismo indianista brasileiro. Para que isso fosse realizado a técnica metodológica utilizada foi a leitura e separação catalogada bibliograficamente dos temas lidos para então sintetizar os conhecimentos e colher as melhores citações exemplificativas para o trabalho em comento. Com o trabalho separado por tópicos, pensados de forma didática para que o leitor entendesse o tema, foi possível, então, fazer o texto numa linha que pudesse alcançar seu principal objetivo: inovação na forma de ensinar e ver o romantismo indianista no Brasil. Objetivo esse alcançado por meio da análise da obra O Guarani de José Martiniano de Alencar. Assim, foi ainda possível separar a ideia de que a essência da escrita indianista romântica brasileira tenha alguma ligação com o estudo do mito do bom selvagem de Rousseau ou, em menor ênfase, ao mau selvagem descrito por Hobbes. Será mostrado que se pode sim ligar as teorias rousseaunianas e hobbesianas, mas que estas não necessariamente foram a base de estudo consideradas na escrita indianista e romântica brasileira, bem como que a identidade e busca de um herói nacional tida na literatura como o índio pode ser também desmistificada com esse estudo, tendo o exemplo do personagem principal de O Guarani, o índio Peri e sua trajetória no enredo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18830
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IO_2015_04.pdf756,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.