Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Matos, Maria Luciane Ribeiro de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:40:24Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-11 | |
dc.identifier.citation | MATOS, Maria Luciane Ribeiro. Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Capparelli, Sergio, 1947 - | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Computer literacy | pt_BR |
dc.subject | Poetry | pt_BR |
dc.title | Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes possibilidades para a leitura de poesia, que aciona uma perspectiva arquitetônica verbo-visual, característica ao ambiente virtual. As análises realizadas fundamentaram-se em pesquisadores autores como Soares (1998, 2000, 2002, 2004, 2009), Kleiman (2004, 2010, 2012), Santaella (2004, 2007, 2012, 2013), Rojo (2012), entre outros. A análise evidencia que as práticas de leitura de gêneros digitais contribuem para qualificar aprendizagem da leitura no âmbito da Educação Infantil. Verifica-se também que a influência cultural das tecnologias digitais integra práticas sociais e competências na formação de novos leitores. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | |
dc.contributor.referee1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | |
dc.contributor.referee2 | Lima, Marcelo Fernando de | |
dc.contributor.referee3 | Silveira, Ana Paula | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELLI_II_2018_13.pdf | 757,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.