Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Samira Alves de
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:35Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:35Z-
dc.date.issued2018-11-28
dc.identifier.citationSOUZA, Samira Alves de. Letramento literário. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18849-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.titleLetramento literáriopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo explorar o tema do letramento e do letramento literário, através dos meios digitais, a produção textual colaborativa em ambientes escolares, incorporando-a a um gênero textual como parte dos multiletramentos. No ensino médio, essa deficiência se evidencia e se acentua, em virtude da introdução de estudos sistematizados de textos literários, que geralmente exigem habilidades complexas de leitura, como a análise, a comparação e a interpretação. Assim, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes ─ seja de gêneros do discurso em geral, seja de gêneros literários ─, nem tem cultivado o hábito regular de leitura entre os jovens. Por isso, com exemplos práticos de como seria conduzido o trabalho, procura-se situar como eixo das atividades o diálogo entre textos de diferentes épocas e autores, bem como de diferentes línguas e culturas, a fim de compreender não apenas as relações entre a cultura brasileira e a cultura de outros povos, mas também as relações entre a cultura do passado e a cultura contemporânea. Essa proposta, de perspectiva dialógica do texto literário, visa aproximar as abordagens sincrônica e diacrônica da literatura, priorizando a leitura do texto e o desenvolvimento de habilidades de leitura. Assim é possível proporcionar um olhar diferenciado e enxergar o aluno em sala de aula como nativo digital que é: um construtor colaborador das criações conjugadas na era das linguagens líquidas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee2Franz, Marcelo
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELLI_II_2018_14.pdf538,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.