Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Cássia Regina
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:38Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:38Z-
dc.date.issued2018-08-04
dc.identifier.citationCOSTA, Cássia Regina. Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18852-
dc.description.abstractThis work has since objective answers the next questions: Is the form since the language is worked, in the schools of initial basic teaching, contributing to increase the linguistic prejudices? Which must be the posture of the school before the linguistic varieties? This inquiry presents a theoretical and conceptual analysis on the linguistic variations, caused you shear leituras of Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), and others. The mistake idea is discussed while connecting the oral language with the social relations and to the linguistic phenomena; and like the official documents they board the variants of the language. There are analysed next the text book and the proposals developed in classroom, looking to demonstrate as the theme is being worked in the school. The field work is complemented, through questionnaire application with teachers who act in the Initial Basic Teaching. The work is shut in looking to answer the initial questions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Variaçãopt_BR
dc.subjectPreconceitos - Linguagempt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Variationpt_BR
dc.subjectPrejudices - Languagept_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleUma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicialpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo responder as seguintes perguntas: A forma como a língua é trabalhada, nas escolas de ensino fundamental inicial, está contribuindo para aumentar os preconceitos linguísticos? Qual deve ser a postura da escola diante das variedades linguísticas? Esta pesquisa apresenta uma análise teórica e conceitual sobre as variações linguísticas, motivadas pelas leituras de Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), e outros. Discute-se a ideia de erro ao se relacionar a língua oral com as relações sociais e aos fenômenos linguísticos; e como os documentos oficiais abordam as variantes da língua. Analisam-se em seguida o livro didático e as propostas desenvolvidas em sala de aula, buscando demonstrar como a temática está sendo trabalhada na escola. A pesquisa de campo se complementa, por meio de aplicação de questionário com professores que atuam no Ensino Fundamental Inicial. O trabalho se encerra buscando responder as questões iniciais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Prim, Cristina de Souza
dc.contributor.referee1Prim, Cristina de Souza
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee3Catelão, Evandro de Melo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_02.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.