Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTokuda, Danielle Cristina Gonçalves
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:49Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:49Z-
dc.date.issued2018-08-04
dc.identifier.citationTOKUDA, Danielle Cristina Gonçalves. Planos de aula para estudos de poesia: sonetos de camões. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18861-
dc.description.abstractThe present monographic development work has as its theme a lesson plan for the study of the Sonnets: "Love is fire that burns without seeing itself" and "Greens are the fields" of Luís Vaz de Camões, from the perspective of reading and interpretation carried out by students of Elementary School II, having as focal group the 8th year - A, of the Unified Education Center Vila Rubi of the Municipality of São Paulo. In this research, we intend to approach the didactic mechanisms inherent to the reading of the literary text, under the prism of the lesson plans, in order to diagnose reading and intervene with theoretical aspects so that students can make coherent interpretations of literary texts. The relevance of this study is given by the urgency of reading and studying the text within a sociocultural context, which stands out in the studies of narrative or dramatic genres, but still, in the scope of lyric, are scarce.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectSonetospt_BR
dc.subjectCamões, Luis de, 1524?-1580pt_BR
dc.subjectTextos - Interpretaçãopt_BR
dc.subjectLesson planningpt_BR
dc.subjectSonnetspt_BR
dc.subjectTexts - Interpretationpt_BR
dc.titlePlanos de aula para estudos de poesia: sonetos de camõespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de desenvolvimento monográfico tem como temática plano de aula para o estudo dos Sonetos: “Amor é fogo que arde sem se ver” e “Verdes são os campos” de Luís Vaz de Camões, sob a perspectiva da leitura e interpretação realizadas por alunos do Ensino Fundamental II, tendo como turma focal o 8º ano – A, do Centro Educacional Unificado Vila Rubi do Município de São Paulo. Nesta pesquisa, pretende-se abordar os mecanismos didáticos inerentes à leitura do texto literário, sob o prisma dos planos de aula, a fim de diagnosticar a leitura e intervir com aspectos teóricos para que os alunos possam realizar interpretações coerentes de textos literários. A relevância deste estudo se dá pela premência da leitura e do estudo do texto dentro de um contexto sociocultural, o que se destaca nos estudos dos gêneros narrativos ou dramáticos, mas ainda, no âmbito da lírica, se mostram escassos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee3Almeida, Rogério Caetano de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_05.pdf843,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.