Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Luciana Aparecida da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:04Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-12 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciana Aparecida da. O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento. 2015. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Escrita - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Reading - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Writing - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse desenvolvimento, suas especificidades e necessidades a partir da análise de relato de experiência da autora da pesquisa coletados a partir da aplicação de uma Sequência Didática que teve como base a SD do Método Recepcional criada por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar. Pretendeu-se com isso a reflexão sobre a função e o significado do aprendizado da Leitura e da Escrita, sua influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão verbal, e, as estratégias e metodologias possíveis de ensino destas. Aplicada a SD que explorou o Método Recepcional com todas as etapas e, com as devidas e necessárias intervenções, concluiu-se os alunos foram capazes de produzir textos de significativa qualidade literária e apresentaram dados interessantes com relação ao desempenho desses alunos no que se refere à análise do desenvolvimento da própria leitura. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Galera, Joscely Maria Bassetto | |
dc.contributor.referee1 | Galera, Joscely Maria Bassetto | |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Paula Ávila | |
dc.contributor.referee3 | Polese, Edna da Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_ID_2015_09.pdf | 527,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.