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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nicola, Thaís Lotto | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:08Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:08Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.identifier.citation | NICOLA, Thaís Lotto. O caráter ultrarromântico presente no samba canção: recriação da estética ultrarromântica. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18874 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Romantismo na música | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Romanticism in music | pt_BR |
dc.subject | Popular music - Brazil | pt_BR |
dc.title | O caráter ultrarromântico presente no samba canção: recriação da estética ultrarromântica | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O samba-canção é um gênero musical pertencente à música popular brasileira e possui em sua temática um forte apelo ao romantismo em sua essência, identificando-se, portanto, com o ultrarromantismo. Esse gênero musical teve seu apogeu na década de 50 com a ajuda de intérpretes e compositores tais como: Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Adelino Moreira, Dalva de Oliveira, Angela Maria, Maysa, Francisco Alves e Nelson Gonçalves, entre tantos outros. Com origem em classes menos favorecidas do Rio de Janeiro, o samba- canção utilizava em suas letras moldes linguísticos importados de realidades bem distintas das suas, de modo a espelhar um desejo de ascensão social por parte de seus compositores, bem como o ganho de seu espaço entre classes sociais de maior prestígio. Por meio de um paralelo entre o samba-canção e o ultrarromantismo, ressaltam-se as semelhanças existentes entre ambos, desde o modo de vida do homem-poeta até sua expressão lírico-amorosa que encerra em si as desventuras do amor, os desejos de morte e autopunição, a presença da mulher amada e a resignação diante do destino. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cordeiro, Mariana Sbaraini | |
dc.contributor.referee1 | Cordeiro, Mariana Sbaraini | |
dc.contributor.referee2 | Cantarin, Márcio Matiassi | |
dc.contributor.referee3 | Souza, Maurini de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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