Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18875
Título: | A aquisição da linguagem e a interação: uma análise do filme Nell |
Autor(es): | Andrade, Ana Clara de Lena Costa |
Orientador(es): | Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
Palavras-chave: | Aquisição de linguagem Interação social Psicolinguística Piaget, Jean, 1896-1980 Saussure, Ferdinand de, 1857-1913 Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Language acquisition Social interaction Psycholinguistics |
Data do documento: | 25-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ANDRADE, Ana Clara de Lena Costa. A aquisição da linguagem e a interação: uma análise do filme Nell. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é fazer uma análise comparativa/contrastiva sobre as teorias de aquisição de linguagem postuladas por diversos pensadores, como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Ferdinand de Saussure, entre outros, tomando como objeto de análise o filme Nell, de 1994, dirigido por Michael Apted. A temática da película discorre sobre o desenvolvimento da linguagem de uma mulher, que dá nome ao filme, que cresceu isolada, e, em algum momento da sua vida, teve contato com a civilização. A comunicação entre ela e o restante da humanidade apresentou dificuldades e levantou muitos questionamentos, como, por exemplo, quais seriam as relações entre a fisiologia e o comportamento humanos, como o ambiente influi em nosso organismo e quais aspectos do psiquismo humano estariam determinados geneticamente. Respondê-los, sob o prisma da Psicolinguística, ciência oriunda do estudo das teorias de aquisição de linguagem, é o tema do presente trabalho. Temáticas como o Behaviorismo, o Inatismo, entre outras, serão explanadas e comparadas aos laivos da questão suscitada pelo filme, que desperta a necessidade de compreender até que ponto a linguagem é uma faculdade essencial e eminentemente humana, e o quanto o meio em que o indivíduo é inserido influencia e modela o desenvolvimento cognitivo do ser humano. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18875 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELLI_II_2018_05.pdf | 463,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.