Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18891
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Camaroto, Roseli Brando da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:38Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:38Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-12 | |
dc.identifier.citation | CAMAROTO, Roseli Branco da Silva. A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18891 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Variação | pt_BR |
dc.subject | Preconceitos - Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Language and languages - Variation | pt_BR |
dc.subject | Prejudices - Language | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta como tema central de pesquisa a importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando analisar como, na sala de aula, o professor estabelece relações entre as variedades da língua e a língua padrão. Para realizar a pesquisa, procurou-se pautar sobre conceitos e definições de variação linguística e de preconceito linguístico, baseando-se nos seguintes autores: William Labov (1972), William Bright (1966), Marcos Bagno e Sírio Possenti (1996). Além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento um questionário estruturado, em uma Escola Municipal, na cidade de Treze Tílias – SC, com cinco educadores, cujo objetivo era compreender como elas entendem a variação linguística e como atuam no cotidiano da prática pedagógica com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados demonstraram que as educadoras têm conhecimento sobre a variação linguística. Elas procuram trabalhar as variações dentro de sala de aula, de forma que os alunos saibam questionar a língua padrão diante de uma enorme variedade linguística, a qual traz consigo sua cultura e verdadeiras raízes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee2 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Mansano Neto, João | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IT_2016_10.pdf | 387,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.