Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18900
Título: A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) como aliadas no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Morande, Patrícia Fernanda
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro
Palavras-chave: Educação
Tecnologia da informação
Ensino
Aprendizagem
Professores - Formação
Education
Information technology
Teaching
Learning
Teachers - Formation
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORANDE, Patrícia Fernanda. A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente trabalho visa refletir sobre o atual cenário tecnológico que se faz presente nas diversas esferas da nossa sociedade e, como não podia deixar de ser, também nas escolas. Com a invasão das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e o acesso fácil a elas, faz-se necessário uma discussão acerca do papel do professor e dos desafios presentes no cotidiano escolar, objetivando sua utilização de forma criativa e inovadora, buscando alternativas e possibilidades para que elas se tornem ferramentas pedagógicas facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Nesse contexto de mudanças que se operam no contexto educacional devido à introdução das novas tecnologias, surge a necessidade de se repensar a práxis pedagógica, para que os docentes tenham as habilidades e competências necessárias para lidar com os novos recursos tecnológicos disponíveis e consigam compreender porque e como transformá-los em recursos de apoio ao processo educativo. Para realizar os objetivos deste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica por meio de leitura sistemática de livros, artigos, periódicos e revistas especializadas, sobre estudos e informações relacionadas ao assunto em questão, a fim de compreender os conceitos e pressupostos apresentados pelos autores, relevantes ao tema abordado. Ainda, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da coleta de dados nas escolas públicas estaduais da região de Jaú, sobre as condições técnicas encontradas nos equipamentos multimídia, o emprego de recursos baseados nas NTIC pelos professores, além de como e com que frequência ela ocorre, utilizando-se, para tanto, de formulário eletrônico com questionário padronizado, que tiveram os resultados posteriormente analisados e interpretados. Tal pesquisa apontou que os professores concordam integralmente sobre a importância das novas tecnologias como apoio à aprendizagem, porém, muitos nunca participaram de cursos de formação sobre esse tema e mesmo tendo participado, alguns disseram não ter aplicado em suas aulas as metodologias que aprenderam em tais cursos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18900
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IJ_2016_07.pdf901,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.