Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18903
Título: O uso de fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento das competências leitora e escritora
Autor(es): Oliveira, Aline Pontes de
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Alfabetização
Fábulas
Leitura
Educação - Metodologia
Literacy
Fables
Reading
Education - Methodology
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Aline Pontes de. O uso de fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento das competências leitora e escritora. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho visa contribuir para o desenvolvimento da prática e ampliação do letramento em sala de aula. Através de uma sequência didática baseada no gênero discursivo fábula procurou-se oferecer instrumentos para que os alunos consigam participar do mundo letrado de maneira consciente e independente, sabendo adequar o seu discurso ao objetivo comunicativo proposto. Seguindo esta ideia, saber ler e escrever não se resume a reconhecer as letras e as regras gramaticais, mas produzir sentidos em uma determinada situação sócio-discursiva. Ao final da sequência, verificou-se que o aluno, ao entender este processo participativo, aprende que o texto é constituído a partir de um processo de escrita/leitura/reescrita e o resultado desta relação com a linguagem fará com que sua autonomia e desenvolvimento sejam alcançados.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18903
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_ID_2015_02.pdf655,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.