Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18904
Título: A construção do sentido do texto de um aluno com deficiência auditiva
Autor(es): Oliveira, Deise Elen Murbach Silva de
Orientador(es): Cantarin, Márcio Matiassi
Palavras-chave: Deficientes auditivos
Alfabetização
Textos
Leitores
Hearing impaired
Literacy
Texts
Reader
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Deise Elen Murbach Silva de. A construção do sentido do texto de um aluno com deficiência auditiva. 2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente estudo visou à pesquisa e busca de atividades que pudessem propiciar a um aluno portador de deficiência auditiva um melhor desempenho leitor/produtor de texto. Para cumprir esta finalidade, procurou primeiro entender dentre os métodos Oralismo, Comunicação total ou Bilinguismo a estratégia utilizada na aquisição da linguagem do aluno em questão e em seguida buscou fundamentos teóricos no trabalho com gêneros textuais para elaboração e aplicação de uma sequência didática com o gênero notícia. Os resultados da aplicação das atividades embora tenham apresentado pequenos avanços, indicam que a estratégia mostra-se positiva, principalmente se implementada de forma sistemática e utilizando também outros gêneros textuais.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18904
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_ID_2015_04.pdf656,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.