Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Andréia de Matos
dc.date.accessioned2020-11-23T13:42:17Z-
dc.date.available2020-11-23T13:42:17Z-
dc.date.issued2018-08-25
dc.identifier.citationSANTOS, Andréia de Matos. Canção e alfabetização: uma proposta de sequência pedagógica. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18909-
dc.description.abstractThis research is part of the proposal that considers the song a great ally of the teacher to reach his/her goals. Seeking out exemplify how the use of lyrics genre can contribute in the process of child literacy, we intend to enlarge the recognition of the different types of genres by the student. To this end, the present survey deals with the use of the song A Tartaruga e o Lobo as a resource on literacy for children in the first grade of elementary school named Colégio Ferreira Prado, located in the city of Jales, São Paulo, promoting, thus, the breakthrough in the process of reading and writing, as well as attitudes of interaction, cooperation and exchange of experiences in groups. At the end, it is aspired to provide the suggestion to primary school teachers, aiming to offer them subsidies to the viability of a child pleasurable, formative and healthy contact with the world of letters, although this is a demonstration, by means of some activities within the methodology applied with a group of 15 students, how can be developed it in the phase of literacy, as well as develop the sensitivity of learners, making them more freedom and safe to learn to read and write.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCançõespt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectSongspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleCanção e Alfabetização: uma proposta de sequência pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeSong and literacy: a proposal for a pedagocical sequencept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa parte da proposta que considera a música uma grande aliada do professor para que o mesmo alcance seus objetivos. Ao buscar exemplificar como o uso do gênero letra de música pode contribuir no processo de alfabetização infantil, pretende-se ampliar o reconhecimento dos diferentes tipos de gêneros textuais por parte do aluno. Para tanto, a presente investigação aborda a utilização da canção A Tartaruga e o Lobo como recurso na alfabetização de crianças no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Ferreira Prado, localizada na cidade de Jales/SP, promovendo, deste modo, o avanço no processo de leitura e de escrita, além de atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Ao final, busca-se encaminhar a sugestão aos educadores infantis, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com o mundo das letras, conquanto esta seja uma demonstração, por meio de algumas atividades dentro da metodologia aplicada com um grupo de 15 alunos, de como pode ser desenvolvido o trabalho na fase de alfabetização, bem como desenvolver a sensibilidade dos educandos, tornando-os mais livres e seguros para aprenderem a ler e escrever.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério Caetano de
dc.contributor.referee1Almeida, Rogerio Caetano
dc.contributor.referee2Sales, Cristiano de
dc.contributor.referee3Nascimento, Naira de Almeida
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_02.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.