Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18913
Título: | As potencialidades da crônica em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | The potential of the chronicle in the classroom |
Autor(es): | Zigart, Edinéia Soares de Oliveira |
Orientador(es): | Souza, Maurini de |
Palavras-chave: | Textos Língua portuguesa Escrita - Estudo e ensino Texts Portuguese language Writing - Study and teaching |
Data do documento: | 25-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ZIGART, Edinéia Soares de Oliveira. As potencialidades da crônica em sala de aula. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso surgiu da inquietação por perceber a dificuldade dos professores em trabalhar com determinados gêneros de linguagem; neste sentido, a escolha do gênero crônica foi motivada pelo fato de se tratar de um gênero textual atraente com aspectos do cotidiano, que, a partir das observações dos fatos, levará os alunos a refletirem sobre a condição humana em sociedade. Assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo descrever a relevância do trabalho com gêneros textuais e demonstrar essa relevância com o gênero crônica. A metodologia utilizada contemplou embasamento teórico de cunho bibliográfico, tendo assim um caráter qualitativo. As bases teóricas apresentadas foram: Aimée (2008), PCN de Língua Portuguesa (1998), Marcuschi (2010), Mendes (2008) E Schnewly e Dolz (2004). As análises permitiram averiguar que para que de fato os alunos aprendam a escrever, o professor deve desenvolver atividades práticas com base nas teorias dos gêneros textuais e no trabalho proposto no PCN de Língua Portuguesa, por isso, sugere-se um trabalho com o gênero “crônica” em sala de aula, com o propósito de estimular e desenvolver a participação crítica do aluno frente à linguagem e à sociedade. |
Abstract: | The present Work of Conclusion of Course arose from the restlessness of perceiving the difficulty of the teachers in working with certain genera; in this sense, the choice of the chronic genre was motivated by the fact that it is an attractive textual genre because it brings aspects of daily life that, from the observations of the facts, will lead the students to reflect on the human condition in society. Thus, this research project aims to describe the relevance of work with textual genres and demonstrate this relevance with the chronic genre. The methodology used included a theoretical basis of bibliographical character, having a qualitative character. The theoretical foundations were: Aimée (2008), PCN of Portuguese Language (1998), Marcuschi (2010), Mendes (2008) and Schnewly and Dolz (2004). The analysis made it possible to ascertain that in order for the students to actually learn to write, the teacher should develop practical activities based on theories of textual genres and the work proposed in the Portuguese Language NCP, so it is suggested a work with the genre " chronic "in the classroom, with the purpose of stimulating and developing the student's critical participation in language and society. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18913 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLJ_2_2018_06.pdf | 265,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.