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Título: Estudo baseado na análise denotativa e conotativa dentro de um contexto linguístico: aspectos relacionados à dificuldades na interpretação de textos
Autor(es): Bigulin, Katia Juliara Cassuchi
Orientador(es): Catelão, Evandro de Melo
Palavras-chave: Textos
Contexto (Linguística)
Linguagem e educação
Texts
Context (Linguistics)
Language and education
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BIGULIN, Kátia Juliara Cassuchi. Estudo baseado na análise denotativa e conotativa dentro de um contexto linguístico: aspectos relacionados à dificuldades na interpretação de textos. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever os aspectos denotativos e conotativos dentro de um contexto linguístico que está relacionado aos tipos de textos utilizados pelo professor em atividades pedagógicas, principalmente no ensino médio, ressaltando a dificuldade na interpretação de textos no cotidiano escolar. Considera-se que há muitos alunos com falhas na leitura e, por isso, a escola possui uma função, não apenas de conteúdo; mas também de formação de cidadãos preparados para a partilha de conhecimentos em sociedade, bem como sujeitos capazes de interpretar sinais linguísticos seguidos de falas e escritas. Por tanto, este trabalho de conclusão de curso contribui para que os profissionais tenham maiores informações sobre a necessidade de usar estratégias e metodologias para que os alunos possuam conhecimentos sobre os tipos de textos, com capacidade de classificá-los compreendendo o contexto por eles apresentados. Nesta perspectiva, a base curricular comum apresenta dentro da sua proposta eixos que representam práticas de linguagem envolvendo a oralidade, leitura/escuta, produção e análise linguística/semiótica, estimulando o aluno a buscar a relação de conteúdos. Mas, a prática apresenta uma diferenciação significante, sendo necessário atuar através do conhecimento a língua e a linguagem em sociedade, fazendo simulações em atividades pedagógicas de como a leitura e a escrita é importante e muito utilizada no cotidiano e na vida social. Verificou-se no decorrer deste estudo que os Parâmetros Curriculares Nacionais entendem a complexidade desta prática e busca auxiliar o professor em sala de aula. Contudo, a leitura remete à uma produção de sentidos, capaz de disseminar seus conhecimentos, partindo da familiaridade com a leitura. Os professores devem estar aptos a despertar leitores ativos que consequentemente, conseguirão realizar leitura, compreensão e interpretação de textos, envolvendo os aspectos de conotação e denotação conforme as descrições deste trabalho de conclusão de curso.
Abstract: This work was developed with the purpose of describing the denotative and connotative aspects within a linguistic context that is related to the types of texts used by the teacher in pedagogic activities, mainly in high school, highlighting the difficulty in interpreting texts in school everyday. It is considered that there are many students with flaws in reading and, therefore, the school has a function, not just of content; but also as a formator of citizens prepared for the sharing of knowledge in society, as well as subjects capable of interpreting linguistic signs followed by speeches and writings. Therefore, this work contributes to the professionals so they can have more information about the need to use strategies and methodologies so that the students have knowledge about the types of texts, with the ability to classify them, understanding the context presented by them. In this perspective, the common curricular base presents within its proposal axes that represent language practices involving orality, reading / listening, production and linguistic / semiotic analysis, stimulating the student to seek the content relation. However, practice presents a significant differentiation, being necessary to act through the knowledge of language and language in society, making simulations in pedagogic activities of how reading and writing is important and widely used in daily life and social life. It was verified in the course of this study that the National Curricular Parameters understands the complexity of this practice and seeks to assist the teacher in the classroom. However, reading refers to a production of meanings, capable of disseminating their knowledge, starting from familiarity with reading. Teachers should be able to awaken active readers who will consequently be able to read, understand and interpret texts, involving aspects of connotation and denotation as described in this course completion paper.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18916
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