Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18927
Título: O mediador da sala de leitura e o desenvolvimento de leitores
Título(s) alternativo(s): The media room mediator and the development of readers
Autor(es): Gomes, Atalita Costa
Orientador(es): Franz, Marcelo
Palavras-chave: Salas de leitura
Textos
Mediação
Leitores - Reação crítica
Reading rooms
Texts
Mediation
Reader-response criticism
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOMES, Atalita Costa. O mediador da sala de leitura e o desenvolvimento de leitores. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O texto literário tem a característica de dialogar com os leitores, despertando diferentes emoções. Inicialmente, através de leituras realizadas por adultos, as crianças apresentam grande interesse pelas narrativas. Com o passar do tempo e, com a independência leitora, algumas pessoas desistem da leitura, outras continuam estabelecendo seu vínculo com ela, por meio da leitura autônoma, especificamente de textos literários. Esta pesquisa tem por tema a análise do funcionamento das Salas e Espaços de Leitura a partir do Projeto de Leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo como parte das políticas públicas de incentivo à leitura e formação de leitores entre os alunos do Ensino Fundamental I e II. Seu foco de investigação e pesquisa está na figura do professor de Sala de Leitura e nas relações de afeto que permeiam o aprendizado e a adoção de hábitos de leitura. Quanto ao objetivo geral, pretende-se verificar a importância do fator afetivo entre professores e alunos na tarefa de mediar a leitura e formar leitores autônomos de literatura. Quanto aos objetivos específicos: descrever as características do texto literário e suas relações na formação do leitor; examinar documentos oficiais sobre projetos de fomento à literatura em andamento na Rede Municipal de Educação de São Paulo; avaliar a funcionalidade dos projetos de fomento à literatura em andamento na Rede Municipal de Educação de São Paulo por meio de análise de relato direcionado por questões abertas a professoras responsáveis por salas de leitura; Investigar como a sala de leitura e a atuação do professor que a conduz, como mediador entre o livro e o aluno tem contribuído para a formação de leitores; Examinar os dados coletados buscando pistas para o planejamento de ações efetivas na formação do leitor de textos literários. O trabalho ainda apresenta reflexões sobre os estudos de psicanálise de Freud, estudiosos da educação como Henri Wallon e Lev Vygotsky, com enfoque nas relações que se estabelecem entre professores e alunos temperados pela afetividade nas mediações entre esses atores e a leitura literária.
Abstract: The literary text has the characteristic of dialoguing with the readers, arousing different emotions. Initially, through readings performed by adults, children have a great interest in narratives. With the passing of time, and with the independence of reading, some people give up reading, others continue to establish their bond with it, through autonomous reading, specifically of literary texts. This research has as its theme the analysis of the functioning of the Reading Rooms and Spaces from the Reading Project of the Municipal Network of Teaching of São Paulo as part of the public policies of incentive to the reading and formation of readers among the students of Elementary School I and II. His research and research focus is on the figure of the Reading Room teacher and the relationships of affection that permeate learning and the adoption of reading habits. As to the general objective, it is intended to verify the importance of the affective factor between teachers and students in the task of mediating reading and forming autonomous readers of literature. As to the specific objectives: to describe the characteristics of the literary text and its relations in the formation of the reader; to examine official documents on projects to promote literature in progress at the Municipal Education Network of São Paulo; to evaluate the functionality of projects to promote literature in progress in the Municipal Education Network of São Paulo through an analysis of reports directed by questions open to teachers responsible for reading rooms; To investigate how the reading room and the acting of the teacher who conducts it, as mediator between the book and thestudent has contributed to the formation of readers; To examine the collected data looking for clues to the planning of effective actions in the formation of the reader of literary texts. The work still presents reflections on the studies of psychoanalysis of Freud, scholars of education as Henri Wallon and Lev Vygotsky, focusing on the relations that are established between teachers and students tempered by the affectivity in the mediations between these actors and the literary reading.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18927
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLO_2_2018_03.pdf896,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.