Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18940
Título: Discutindo o processo de produção escrita na escola: revisão e edição de textos como ajudar nossos alunos a escrever melhor
Autor(es): Silva, Wania Aparecida Guedes da
Orientador(es): Nunes, Paula Ávila
Palavras-chave: Língua portuguesa
Ensino
Aprendizagem
Escrita
Portuguese languageLíngua portuguesa
Teaching
Learning
Writing
Data do documento: 21-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Wania Aparecida Guedes da. Discutindo o processo de produção escrita na escola: revisão e edição de textos como ajudar nossos alunos a escrever melhor. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de produção escrita na escola, voltando-se para a intervenção do professor na revisão e edição do texto. Para tanto, foram revisitados autores que têm contribuído para o desenvolvimento das práticas de ensino-aprendizagem da escrita e realizada uma pesquisa com duas classes de oitavo ano. A pesquisa tinha por objetivo verificar a eficácia de um roteiro de escrita que os auxiliasse no processo de edição e revisão do texto, devendo ser utilizado durante o processo de escrita. Dessa forma, foi analisada a repercussão do uso do roteiro como elemento facilitador (ou não) na elaboração do texto, observando, obviamente, o perfil de cada classe e o trabalho prévio com o gênero selecionado, com o intuito de colaborar com os professores de língua materna no que se refere à reflexão das práticas adotadas no processo de ensino-aprendizagem da escrita.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18940
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_09.pdf572,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.