Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Elaine Donizeti | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:43:54Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:43:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-21 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Eliane Donizeti. A literatura periférica como impulsionadora de mudanças nos bairros periféricos. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18944 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Periferias | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Inner cities | pt_BR |
dc.title | A literatura periférica como impulsionadora de mudanças nos bairros periféricos | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, na área do conhecimento das Letras, tem como objeto de estudo a Literatura Periférica e a sua presença nos bairros periféricos, bem como sua influência no cotidiano desses locais. A comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental M´Boi Mirim II foi apresentada a essa literatura. Com o intuito de utilizar o conhecimento prévio daqueles que residem nos bairros periféricos, objetiva-se contribuir para a conscientização da importância da leitura e da escrita, por meio da acessibilidade à cultura, visando o exercício efetivo da cidadania. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e método dialético, que, como procedimento técnico, é a pesquisa-ação. Dessa forma, analisou-se como a literatura periférica pode servir de subsídio para incentivar a leitura, a escrita e a produção cultural através do desenvolvimento do Trabalho Colaborativo Autoral proposto pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, através do Programa Mais Educação. Os resultados alcançados indicam que a Literatura Periférica é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, além de contribuir no processo de tornar a escola um local prazeroso, um espaço para a valorização da arte, do sentimento, da vida humana e do desenvolvimento do ser humano. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee2 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Mansano Neto, João | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IE_2015_02.pdf | 412,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.