Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18947
Título: | A interpretação teatral no processo de aprendizagem significativa da língua portuguesa |
Autor(es): | Leite, Maria Jodailma |
Orientador(es): | Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
Palavras-chave: | Teatro Aprendizagem Linguagem e línguas - Estudo e ensino Jogos educativos Theater Learning Language and languages - Study and teaching Educational games |
Data do documento: | 21-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LEITE, Maria Jodailma. A interpretação teatral no processo de aprendizagem significativa da Língua Portuguesa. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do teatro com seus jogos lúdicos, instrutivos, assimilações e interpretações como instrumento transformador e inovador no processo de aprendizagem significativo da língua portuguesa. A partir de uma pesquisa realizada numa escola estadual, com alunos de uma sala do nono ano, foi desenvolvida uma sequência de atividades com os jogos teatrais de Spolin e Boal, visando o ensino da língua, por meio do gênero textual artigo de opinião. A pesquisa mostrou que o teatro norteia um aprendizado no qual professores e alunos são protagonistas, o conhecimento é internalizado, absorvido pela vivência real e fictícia, desenvolvendo a criatividade e afetividade nas aulas da língua materna. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18947 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IE_2015_05.pdf | 621,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.