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Título: Sequência didática: uma análise de livros didáticos sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo
Autor(es): Caletti, Ana Paula Morais
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Livros didáticos
Textos - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Textbooks
Texts - Study and teaching
Language and languages - Study and teaching
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CALETTI, Ana Paula Moriais. Sequência didática: uma análise de livros didáticos sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O modelo de Sequência Didática, tema deste trabalho, está associado às pesquisas sobre a aquisição da língua escrita através de um trabalho sistemático, funcionando como instrumento pedagógico e organizador das atividades de leitura e de escrita/reescrita de um determinado gênero discursivo. A partir dessa perspectiva, decidiu-se investigar o trabalho de Produção Textual contido em Livros Didáticos, considerando que esses são importantes na tarefa de transposição didática das “novas” teorias de ensino pelos professores. O objetivo geral deste trabalho é, portanto, refletir sobre as contribuições de Livros Didáticos para o processo de ensino-aprendizagem de Produção Textual pautado pelo método Sequência Didática. Quanto à metodologia, a natureza da pesquisa é classificada como pesquisa aplicada, sendo de caráter exploratório quanto aos seus objetivos. O objeto de pesquisa é formado pelas propostas de produção textual contidas nos Livros Didáticos de coleções e editoras distintas, Livro A e Livro B, utilizados em uma escola particular, sendo respectivamente do 5º e 6º anos do ensino fundamental. Para melhor análise desses dados, foi elaborada uma tabela baseada em no quadro-resumo do método Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituindo-se, portanto, numa abordagem qualitativa. O Livro A, não atende plenamente às expectativas do professor que pretenda elaborar uma situação de aprendizagem de produção textual baseada no método Sequência Didática. O Livro B, por sua vez, apresenta material necessário para a elaboração do método Sequência Didática, precisando apenas uma reestruturação da sequência de atividades. As etapas Apresentação inicial e Módulos são plenamente satisfatórias; a Produção inicial deveria ser mais simples enquanto a produção final deveria ser sistematizada de forma a motivar a reescrita. Os livros analisados podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de produção textual relacionado ao método de Sequência Didática, desde que o professor saiba avaliar e reorganizar as atividades para atingir tal objetivo. As orientações teórico-metodológicas presentes nas edições dos professores dialogam com a proposta do Interacionismo Sociodiscursivo.
Abstract: The model of Didactical Sequence, theme of this paper, is associated with the researches about the acquisition of written language trough a systematic work, serving as pedagogical and organizer instrument of the reading and writing/rewriting activities of a certain discursive genre. From this perspective, it was decided to investigate the Textual Production work contained in schoolbooks, considering that these are important to the task of didactical transposition of the “new” theories of teaching by the teachers. The general objective of this work is, therefore, to reflect on the contributions of Didactic Books for the teaching-learning process of Textual Production guided by the Didactic Sequence method. Concerning to the methodology, the nature of the research is classified as applied research, being of exploratory character as to its objectives. The research object is formed by education proposal of text production contained in Schoolbooks of different collections an publishers, book A and book B, used in a private school, being respectively 5th and 6th grades by elementary school. To improve the analyses of these data, it was elaborated a chart based on a summary-board of the Dolz Didactical Sequence method, Noverraz e Schneuwly (2004),consisting of, therefore, a qualitative approach. The book A does not attend richly the teacher’s perspectives who intends to elaborate a situation of textual producing situation based on IDS, or more properly, the Didactical Sequence method. The book B, in its turn, shows necessary material to the elaboration of the Didactical Sequence method, in need just of a restructuration of the activities sequence. The stages Initial Presentation and Modules are richly satisfactory; the initial Production should be simpler while the final production should be more systematic objectifying to motivate the rewriting. The analyzed books can help in the textual producing teaching-learning process related to the Didactical Sequence method, since the teacher knows to evaluate and reorganize the activities to achieve this objective. The theory-methodological orientations present in the teachers’ issues dialogue with the Sociodiscursive Interacionism proposal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18957
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