Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKrause, Cristiane Garin
dc.date.accessioned2020-11-23T13:44:39Z-
dc.date.available2020-11-23T13:44:39Z-
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.citationKRAUSE, Cristiane Garin. Fixando a gramática: o jogo como estratégia para uma aprendizagem ativa. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18958-
dc.description.abstractThe difficulties involved in the concepts of adjective, noun and verb, learned in the classroom, result in decorated and unapprehended content on the part of the students, provoking in the teachers the search for diversified forms of teaching. Playfulness enables effective memorization because the child will need to devise strategies to achieve results and this will give meaning to his multiple discoveries. The game will certainly leave the class full of meaning and goals, both for the teacher and the children, regardless of the stage in which they are both. This work aims to qualify and defend some play activities as a methodology that serve as an aid to the teaching of the Portuguese Language, with applicability in the production and textual analysis, aiming to work with nominal and verbal agreement. The methodology of this work consists of the application of punctual games and brings as results, writing and textual self-analysis. We can point out that, although learning is subjective, it was possible to evaluate within the parameters that make possible a meaningful learning for the children's lives as writers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectConcordânciaspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectConcordancespt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.titleFixando a gramática: o jogo como estratégia para uma aprendizagem ativapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades que envolvem os conceitos de adjetivo, substantivo e verbo, aprendidos em sala de aula, resultam em conteúdos decorados e não apreendidos por parte dos alunos, provocando nos professores a busca de formas diversificadas de ensino. A ludicidade possibilita que o estudante compreenda a função e a aplique, não apenas decorando regras desconectadas de sentido para ela O jogo, com certeza, deixará a aula encorpada de significação e objetivos, tanto para o professor quanto para as crianças, independente da fase em que ambos se encontram. Este trabalho visa qualificar e defender algumas atividades lúdicas como metodologia que servem como auxílio para o ensino da Língua Portuguesa, com aplicabilidade na produção e análise textual, visando o trabalho com a concordância nominal e verbal. A metodologia deste trabalho consiste na aplicação de jogos pontuais e traz como resultados, a escrita e autoanálise textual. Podemos apontar que, embora o aprendizado seja subjetivo, foi possível uma avaliação dentro dos parâmetros que possibilitem um aprendizado significativo para a vida das crianças, enquanto escritores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Prim, Cristina de Souza
dc.contributor.referee1Prim, Cristina de Souza
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLC_2_2018_03.pdf747,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.