Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18966
Título: Múltiplas inteligências no livro “Vontade de Saber Inglês” do 6º ano ao ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Multiple intelligence in the book "Vontade de Saber Inglês" in 6th year: research and analysis
Autor(es): Oliveira, Laura Tripoli de
Orientador(es): Pazello, Elizabeth
Palavras-chave: Diferenças individuais
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Inteligências múltiplas
Individual diferences
Language and languages - Study and teaching
Multiple intelligences
Data do documento: 15-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Laura Tripoli de. Múltiplas inteligências no livro “Vontade de Saber Inglês” do 6º ano ao ensino fundamental II. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A motivação para a escolha deste tema foi uma aula da disciplina de Avaliação que destacou a teoria sobre as múltiplas inteligências e a importância de o professor perceber e respeitar as diferenças e particularidades de seu aluno. O ensino de Língua Estrangeira na Rede Estadual é um desafio e os professores dispõem de poucos recursos para uma aula interessante e de qualidade. O livro didático, muitas vezes, é a única fonte de consulta e leitura de professores e alunos. Portanto, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise qualitativa de um dos livros mais usados pela Rede Estadual de ensino, livro “Vontade de saber inglês” do ponto de vista da teoria de Howard Gardner, sobre as Múltiplas Inteligências. Para fazer essa análise, consideramos a teoria de Gardner de 1980 sobre cada inteligência para verificar se o material as contempla. Os resultados mostram que o livro privilegia algumas inteligências em detrimento de outras.
Abstract: The motivation for choosing this topic was a lesson Assessment discipline that highlighted the theory of multiple intelligences and the importance of the teacher realize and respect the differences and particularities of his student. The foreign language teaching in the state system is challenging and teachers have few resources for an interesting class and quality. The textbook, it is often the only source of information and reading teachers and students. Therefore, the objective of this work is to make a qualitative analysis of one of the most used by the State of educational books, book "Vontade de saber inglês" from the point of view of Howard Gardner's theory of Multiple Intelligences. To do this analysis, we consider the 1980 Gardner's theory about each intelligence to see if the material contemplates them. The results show that the book focuses on some minds over others.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18966
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2014_1_06.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.