Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18972
Título: Hablando de oralidad: métodos utilizados em propostas de atividades de espanhol como língua estrangeira
Título(s) alternativo(s): Hablando de oralidad: métodos utilizados em propostas de atividades de espanhol como língua estrangeira
Autor(es): Krepsky, Sheila
Orientador(es): Cabreira, Regina Helena Urias
Palavras-chave: Comunicação oral
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Educação - Programas de atividades
Professores de ensino de segundo grau
Oral communication
Language and languages - Study and teaching
Teaching - Methodology
Activity programs in education
High school teachers
Data do documento: 1-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KREPSKY, Sheila. Hablando de oralidad: métodos utilizados em propostas de atividades de espanhol como língua estrangeira. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Com base em conceitos referentes a métodos de ensino de língua estrangeira, serão analisadas, ao decorrer deste trabalho de pesquisa, propostas de atividades didáticas utilizadas em sala de aula por dois professores de língua espanhola para alunos brasileiros de ensino médio. Em um trabalho de análise e comparação com base na literatura de metodologia de ensino, serão observadas as atividades e relatos de aulas de professores focando, especificamente, o trabalho com a oralidade da L2 em suas aulas. Como apoio para a busca de esclarecimento sobre a utilização de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), farão parte da análise uma entrevista realizada com os educadores voluntários. Para tanto, esta pesquisa se valerá das temáticas metodológicas abordadas por teóricos como Vygotsky, Richards e Rodgers, Widdowson e Hymes, a fim de identificar as abordagens educacionais de L2 utilizadas pelos professores, bem como a relevância de cada uma no processo de ensino aprendizagem de E/LE.
Abstract: Basado en conceptos referentes a la metodología de enseñanza de las lenguas extranjeras, van a ser analizados, a lo largo de este trabajo científico, proposiciones de ejercicios didácticos utilizados en clase por dos profesionales de lengua española para alumnos brasileños del según grado. En un trabajo de análisis de la metodología de enseñanza, van a ser observadas las actividades y relatos de clases de los profesores enfocando, específicamente, el trabajo envuelto en el uso de la oralidad de la L2. Como apoyo a la búsqueda de esclarecimiento acerca de la utilización del Español como Lengua Extranjera (E/LE), harán parte del análisis una entrevista realizada con esos educadores. Para tanto, este documento se valdrá de las temáticas metodológicas abordadas por científicos, tales como Vygotsky, Richards & Rodgers, Widdowson y Hymes, a fines de identificar los abordajes educacionales de la L2 utilizadas por los profesores y su relevancia en el proceso de enseñanza y aprendizaje del E/LE.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18972
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2014_1_12.pdf393,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.