Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19081
Título: Gerenciamento de qualidade do processo de modelagem informatizada de edificações no projeto arquitetônico
Autor(es): Avelino, João Lucas Veríssimo
Orientador(es): Costa, Carlos Alberto da
Palavras-chave: Modelagem
Projeto arquitetônico
Construção civil
Modelyng
Architectural design
Building
Data do documento: 6-Jul-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AVELINO, João Lucas Veríssimo. Gerenciamento de qualidade do processo de modelagem informatizada de edificações no projeto arquitetônico. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Os processos de concepção, desenvolvimento e documentação de projetos na indústria AEC passa por um processo de reformulação com a implantação da Modelagem Informatizada de Edifícios (BIM). Este processo altera de maneira drástica o papel e a influência do arquiteto, não apenas nas etapas de concepção e design, mas, principalmente no projeto de um empreendimento como um todo, assumindo a figura do gerenciador do elemento central de todo o projeto, o modelo, a construção virtual. Este trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes para consolidar uma metodologia de projeto utilizando a metodologia BIM com foco no arquiteto e urbanista. Para tal foram analisadas teorias sobre a conceituação de BIM a categorização dos níveis de implementação do BIM e ferramentas de gerenciamento, como o ciclo PDCA. Houve posteriormente o cruzamento destas informações obtidas com o resultado do estudo de caso de implementação do BIM.
Abstract: The conception, developing and documentation processes in the AEC industry is going through a reformulation process with the deployment of the Building Information Modeling. This process dramatically alters the role and the influence of the architect, not only at the conception and design steps, but, mainly, at the enterprise's entire Project, assuming the role of manager of the whole project centerpiece, the model. The Virtual Construction. This research intends to establish guidelines for reinforce a Project method focusing the role of the architect and urbanist. To this, it were analysed theoretics about the BIM concept, Deployment levels of BIM and management tools. Thereafter, these information were compared with the results of a case study of BIM deployment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19081
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XVIII_2013_11.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.