Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19089
Título: Uso da ferramenta BIM na produção de projetos sustentáveis: estudo de caso
Autor(es): Wollz Netto, Henrique
Orientador(es): Costa, Carlos Alberto da
Palavras-chave: Energia elétrica
Modelagem de informação da construção
Sustentabilidade
Electric power
Building information modeling
Sustainability
Data do documento: 10-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WOLLZ NETTO, Henrique. Uso da ferramenta BIM na produção de projetos sustentáveis - estudo de caso. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: As formas de mitigar as ações que depredam o meio em que vivemos são várias e compreendem todas as atividades do cotidiano. Com isso, o objetivo desse trabalho é estudar como às novas tecnologias de projeto podem contribuir para maximizar a qualidade do ambiente construído no que tange a eficiência energética das residências. O método utilizado foi a revisão bibliográfica de normas e referenciais técnicos, foi analisado como a plataforma Building Information Modeling (BIM) pode contribuir para a análise da eficiência energética na obtenção das variáveis exigidas pelo método prescritivo do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) e, foi feito um estudo de caso comparando os resultados alcançados de forma convencional com os valores obtidos neste trabalho. O resultado foi a produção de um template que se mostrou eficaz para a análise crítica do projeto arquitetônico, bem como da escolha dos elementos construtivos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19089
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XX_2014_12.pdf4,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.