Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19100
Título: Aplicação da agenda semanal integrada ao planejamento de curto prazo de obras de reforma de interiores.
Título(s) alternativo(s): Implementation of Integrated weekly schedule to short-term planning of interior renovation work
Autor(es): Inoue, Larissa Mitsue Schorr
Orientador(es): Wille, Silvio Aurélio de Castro
Palavras-chave: Administração de projetos
Agenda de execução (Administração)
Planejamento
Construção civil
Project management
Scheduling (Management)
Planning
Building
Data do documento: 6-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: INOUE, Larissa Mitsue Schorr. Aplicação da agenda semanal integrada ao planejamento de curto prazo de obras de reforma de interiores. 2015. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Esta monografia apresenta uma abordagem teórica da situação do trabalhador contaprópria no Brasil e posteriormente analisa o perfil desses profissionais em um grupo de trabalho autônomo do município de Campo Largo – Paraná. O objetivo do trabalho é detectar possíveis erros de gerenciamento desse negócio que impedem o seu crescimento, a metodologia adotada foi o estudo da situação das empreiteiras de pequeno porte no mercado brasileiro, realização de um estudo de caso de uma empreiteira de pequeno porte, descrevendo o negócio e diagnosticando possíveis falhasse proposição de um modelo de gerenciamento. A equipe é composta por 3 mestres de obras, o número de pedreiros e servente variam de acordo com a disponibilidade e a necessidade deles na obra. Constatou-se que eles estão satisfeitos com a informalidade no quesito salário, a motivação para eles é o salário. O negócio do empreiteiro é muito instável, rendimento e equipe variam constantemente, comprometendo a imagem do empreiteiro com os clientes e os seus rendimentos. No diagnóstico das principais inconformidades pela visão do cliente, colaborador e empreiteiro constatou-se que a equipe precisava ser motivada, através de melhorias no canteiro de obra, treinamento, valorização do profissional com reconhecimento dos serviços executados corretamente, possibilidade dos profissionais terem autonomia na execução dos serviços, incentivo à contribuição para a Previdência Social, a demonstração de zelo e cuidado da parte do empreiteiro com o uso correto de EPI’s e EPC’s e treinamentos. Pela parte do empreiteiro a elaboração dos orçamentos e do controle de qualidade dos serviços usados deve ser mais criteriosa e o serviço de pós-entrega para o cliente deve ser mais eficiente. Como resultados concluíram-se a necessidades de algumas ferramentas e estratégias de gerenciamento. Visando o futuro, elaborou-se um plano de negócios focado na satisfação dos clientes, diferencial diante da concorrência, modelo de um sistema de controle de qualidade e produtividade, apresentou-se uma metodologia para a elaboração de orçamentos e cronograma de investimento para os primeiros meses após a implantação das propostas deste trabalho. Após a aplicação das ações propositivas e do plano de negócios espera-se que esses trabalhadores progridam e avancem rumo à formalidade. Como sugestões para trabalhos futuros a análise de um bimestre de obras do grupo com aplicação de todos os itens contemplados nessa monografia, podendo assim comparar o quanto negócio cresceu e estimar o crescimento para o futuro. Ainda como sugestão, poderia ser desenvolvida uma ferramenta eletrônica de fácil acesso e manuseio para o gerenciamento desses pequenos negócios.
Abstract: Applying the concepts of planning and production control in construction has been linked to increased demand for works ever faster and high quality. With the growth of the real estate industry and credit facilities, the need arises and the search for interior renovation projects, and the increased demand for these projects requires more professional knowledge and application of effective management methodologies to deliver a quality and lower rate of errors and insecurity product. One of the tools used in the Production Planning and Control is the Last Planner System controls the production units and the work flow. The purpose of this study is to validate the application of the weekly schedule Manual proposed by Schneider attached to an agenda template in Excel, creating a new version of this manual, for use in interior renovation work. The study presents three cases of interior renovation work with implementation of the integrated weekly schedule in the short-term planning. The study also generated an adapted version of procedures proposed by Schneider for use in the weekly schedule interior renovation work. This way, it was concluded that is possible to apply the management in small works systems, where demand for services and materials must be answered immediately and the delay deadlines can easily occur, so that the materials generated and supplied, help the responsibility for the execution and the contractor to control the small deviations and delays that arise during the work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19100
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XX_2014_16.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.