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dc.creatorPivovarski, Marco Antonio Batista
dc.date.accessioned2020-11-23T14:08:16Z-
dc.date.available2020-11-23T14:08:16Z-
dc.date.issued2016-07-08
dc.identifier.citationPIVOVARSKI, Marco Antonio Batista. Utilização de método não destrutivo na execução de rede coletora de esgoto sanitário sob travessia de via com alto tráfego de veículos. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19125-
dc.description.abstractThis study aims to assess the technical, economic viability and reduce the negative impacts to the urban environment with the use of non-destructive methods in the construction of sewage collection networks under way crossings with high vehicular traffic. For both characteristics were studied, the executive methodology and applicability of destructive and non-destructive method used in the construction of sewer networks. The destructive construction method is one that uses trenching to open and burst the existing pavement for laying pipes in sanitation. This procedure causes numerous disorders transit and to the impediment while non-destructive methods aimed at preserving the floor and the significant reduction of these drawbacks. A case study was prepared in a crossing of a paved side lane with heavy vehicle traffic where we used the non-destructive method for the execution of the work. This study compared two different methods, destructive and nondestructive other HDD type on the cost, lead time and the impacts to the urban environment. Comparative costs pointed out that the non-destructive system has cost 96.54% higher than the destructive method. However the lead time is 50% to 70% faster. There in the method nondestructive any interruption in vehicle traffic either in pedestrian what makes this viable system for the construction of crossings on roads with high traffic of vehicles due to the speed of execution and reducing inconvenience to the urban environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEsgotospt_BR
dc.subjectConstrução civil - Métodospt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectSeweragept_BR
dc.subjectBuilding - Methodspt_BR
dc.subjectFeasibility studiespt_BR
dc.titleUtilização de método não destrutivo na execução de rede coletora de esgoto sanitário sob travessia de via com alto tráfego de veículospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica, econômica e a redução dos impactos causados ao meio urbano com a utilização de métodos não destrutivos na construção de redes coletoras de esgoto sanitário sob travessias de vias com alto tráfego de veículos. Para tanto foram estudadas as características, a metodologia executiva e a aplicabilidade do método destrutivo e não destrutivo utilizados na construção de redes coletoras. O método construtivo destrutivo é aquele que utiliza a abertura de valas à céu aberto e arrebentamento do pavimento existente para o assentamento de tubulações em obras de saneamento. Este procedimento causa inúmeros transtornos ao trânsito e até o impedimento deste enquanto que os métodos não destrutivos visam a preservação do pavimento e a redução significativa destes inconvenientes. Foi elaborado um estudo de caso em uma travessia de uma via local pavimentada com intenso tráfego de veículos onde foi utilizado o método não destrutivo para a execução da obra. Neste estudo foram comparados dois métodos distintos, um destrutivo e outro não destrutivo do tipo HDD no custo, no prazo de execução e nos impactos gerados ao meio urbano. O comparativo de custos apontou que o sistema não destrutivo tem custo 96,54% mais elevado do que o método destrutivo. No entanto o prazo de execução é de 50% a 70% mais rápido. Não há no método não destrutivo qualquer tipo de interrupção no tráfego de veículos tampouco no de pedestres o que torna este sistema viável para a construção de travessias sob vias com alto tráfego de veículos por conta da rapidez na execução e redução dos transtornos ao meio urbano.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Alberto da
dc.contributor.referee1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee2Hara, Massayuki Mario
dc.contributor.referee3Catai, Rodrigo Eduardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICApt_BR
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