Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19128
Título: Utilização de fichas de verificação para a melhoria da qualidade das instalações elétricas prediais em obra de edificação
Autor(es): Pratti Junior, Marcelo
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Gestão da qualidade total
Método de estudo de casos
Instalações elétricas
Total quality management
Case method
Electric wiring
Data do documento: 7-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PRATTI JUNIOR, Marcelo. Utilização de fichas de verificação para a melhoria da qualidade das instalações elétricas prediais em obra de edificação. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A Gestão da Qualidade tornou-se um requisito indispensável para todas as empresas que pretendem competir e assegurar seu espaço no mercado de trabalho. É aplicada com a finalidade de melhorar e controlar os serviços e produtos, garantindo um produto final com elevado grau de concorrência e qualidade, além da superação das expectativas do cliente final. O trabalho aplica elemento essencial da gestão da qualidade, as fichas de verificação de serviço, em uma organização do setor da construção civil, com o objetivo de rastrear, quantificar e eliminar não conformidades, utilizando a metodologia de estudo de caso definido como investigação baseada no trabalho de campo e evidencia que a busca pela eliminação ou redução dos erros são imprescindíveis dentro da organização para que ela se mantenha competitiva no mercado. O estudo de caso, através da aplicação da ferramenta, observações e medições, pode-se encontrar, quantificar e identificar causas de problemas como desnivelamento de peças, falhas de instalação e desconformidades de projetos, que puderam, através das análises permitidas pelas fichas de verificação de serviços, reduzir ou eliminar suas ocorrências. O estudo demonstra a praticidade e a facilidade de aplicação das fichas de verificação de serviço; que, apesar da simplicidade, trazem excelentes resultados: melhora na eficiência das instalações de acordo com o andamento da execução acompanhada do monitoramento das fichas de verificação de serviço, diminuindo ocorrências nas etapas posteriores juntamente com o andamento da obra, permitindo resultados imediatos quando utilizados de forma correta.
Abstract: The quality management became an indispensable requirement for all companies that intend to compete and ensure its place in the labor market. It's applied for the purpose of improving and controlling the services and products guaranteeing a final product with a high level of quality and with competitive advantages, as well as exceeding the expectations of the final customer. This paper uses an essential element in quality management, Service Verification Forms, in one organization of the civil construction sector, to track, quantify and eliminate nonconformities through case study - research based on field work, where the data were obtained through observations and measurements. It shows that the search for elimination or reduction of error is essential for the company, so that it stays in the market. The study points out the easy and practicality use of the service verification forms that, although being simple, bring excellent results: improvement to the efficiency of the installations according to the progress of the execution accompanied with the monitoring of the service verification forms, decreasing occurrences in the later stages along with the progress of the work, allowing immediate results when used correctly.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19128
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIII_2017_24.pdf10,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.