Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuandelini, Felipe
dc.date.accessioned2020-11-23T14:09:26Z-
dc.date.available2020-11-23T14:09:26Z-
dc.date.issued2018-07-06
dc.identifier.citationGUANDELINI, Felipe. Como uma empresa de construção civil sobrevive em tempos de crise: estudo de caso. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19144-
dc.description.abstractThe purpose of this report is to analyze ways that small and medium-sized construction companies survive an economic crisis. The author presents a panorama on the economic crisis that have affected Brazil over the years, as well as the 2014 crisis that devastated the country, being considered the greatest crisis recorded in history. With the advent of crisis, several industries suffered from the uncertainty of the market and the reduction of investments, especially the construction industry, highly interconnected with other sectors of the economy, seen a reduction in investment, and shown difficulty to strike new deals, as population faces difficulties in obtaining credit alongside banks. As a field research, a case study was proposed, analyzing how a company was affected by the crisis and what measures were taken to survive the economic recession. Through an interview with the company’s director, it was found that the survival of his business was due to a company-wide restructuring, as well as a partial outsourcing of its services and flexibilization of its workforce between companies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrise Econômicapt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectDepressionspt_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.subjectEconomicspt_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.titleComo uma empresa de construção civil sobrevive em tempos de crise: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeHow a construction business survive in time of crisis: a case studypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem por objetivo analisar maneiras como pequenas e médias empresas de construção civil sobrevivem a uma crise econômica. Durante a fase de pesquisa bibliográfica é apresentado um panorama sobre as crises econômicas que afetaram o Brasil ao longo dos tempos, bem como a crise que devastou o país em 2014, sendo a maior crise já registrada na história. Com o advento dessa crise, diversos setores sofreram com a incerteza do mercado e a redução de investimentos, em especial o setor da construção civil, altamente interligado com outros setores da economia, teve redução de investimento e dificuldade de concretização de novos negócios, pois população enfrenta dificuldade na obtenção de crédito. Como pesquisa de campo, foi proposto um estudo de caso, analisando como uma empresa foi afetada pode sobreviver, tomando medidas de enfrentamento da recessão. Por meio de uma entrevista com o diretor da empresa, foi constatado que a sua sobrevivência se deu pela reestruturação da mesma, bem como terceirização parcial de seus serviços e flexibilização de sua mão de obra.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Romanelli, Egídio José
dc.contributor.referee1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee2Romano, Cezar Augusto
dc.contributor.referee3Hara, Massayuki Mário
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIV_2018_08.pdf3,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.