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Título: Análise de como os tipos de liderança influenciam na motivação dos setores técnicos e administrativos da construção civil
Autor(es): Maslowski, Julaina Cristina
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Liderança
Motivação no trabalho
Comunicação - Performances
Leadership
Employee motivation
Communication - Performances
Data do documento: 6-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MASLOWSKY, Juliana Cristina. Análise de como os tipos de liderança influenciam na motivação dos setores técnicos e administrativos da construção civil. 2018. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O bom desempenho das obras depende da qualidade e produtividade de um conjunto de serviços paralelos decorrentes dos setores administrativos e técnicos das construtoras. Para suprir essa expectativa é necessário que os funcionários de tais setores estejam motivados para se comprometerem com as metas e necessidades da empresa. Um dos grandes desafios para as construtoras é que os gestores de tais áreas desenvolvam características e práticas de liderança que influenciem positivamente no grupo. O presente trabalho tem como objetivo propor um conjunto de práticas que um líder deve desenvolver para tornar-se um agente de motivação nas áreas administrativas e técnicas das construtoras. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se de pesquisa qualitativa e de análise do conteúdo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário que abordou traços de personalidade e estilos de liderança motivacional, práticas de comunicação que influenciam na motivação e ferramentas de análise de satisfação, motivação e desempenho das equipes. Obtevese a participação de diferentes construtoras situadas na cidade de Curitiba no estado do Paraná. O total de colaboradores respondentes foi de trinta pessoas, esses atuam em áreas administrativas, SGQ/ SGI – Sistema de Gestão da Qualidade/ Sistema de Gestão Integrado (qualidade, segurança e meio ambiente), suprimentos, planejamento, engenharia e projetos. Com o resultado da pesquisa foi possível responder o objetivo do trabalho, sendo que com base nas respostas um líder agente de motivação deve desenvolver atributos tais como comunicabilidade, habilidades humanas, disposição para ouvir, integridade, facilidade em supervisionar e orientar pessoas, entre outros. Deve também desenvolver características que influenciam na motivação dos funcionários tais como planejar e delegar tarefas específicas por subordinado, orientar na solução de problemas, dar ênfase na produtividade e nos aspectos humanos, etc. Além disso, percebeu-se também a necessidade de os gestores adotarem algumas práticas de comunicação, que trazem orientações aos subordinados de como o trabalho deve ser executado, e oferecem retorno aos funcionários por meio de feedback. Além do uso de ferramentas como pesquisa de clima organizacional e avaliação de desempenho que buscam encontrar oportunidades de melhoria tanto na organização como no trabalho do grupo.
Abstract: The good performance of the works depends on the quality and productivity of a set of parallel services resulting from the administrative and technical sectors of the construction companies. To meet this expectation, employees in these sectors must be motivated to commit to the company's goals and needs. One of the major challenges for construction companies is that managers in such areas develop leadership characteristics and practices that positively influence the group. The present work aims to propose a set of practices that a leader must develop to become a motivational agent in the administrative and technical areas of the constructors. For the development of the work we used qualitative research and content analysis. To collect data, a questionnaire was applied that addressed personality traits and motivational leadership styles, communication practices that influence motivation and tools for satisfaction, motivation and team performance analysis. It was obtained the participation of different constructors located in the city of Curitiba in the state of Paraná. The total number of respondents was thirty people, who work in administrative areas, SGQ / SGI - Quality Management System / Integrated Management System (quality, safety and environment), supplies, planning, engineering and projects. With the result of the research it was possible to answer the objective of the work, being that based on the answers a leader motivational agent must develop attributes such as communicability, human abilities, willingness to listen, integrity, easiness to supervise and guide people, among others. It should also develop characteristics that influence employee motivation such as planning and delegating specific tasks by subordinate, guiding problem solving, emphasizing productivity and human aspects, etc. In addition, we also noticed the need for managers to adopt some communication practices, which provide guidance to subordinates on how the work should be performed, and provide feedback to employees. In addition to the use of tools such as organizational climate research and performance evaluation that seek to find opportunities for improvement in both the organization and the work of the group.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19152
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