Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19153
Título: Análise das disciplinas de gerenciamento de cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil e sua aplicabilidade na vida profissional
Título(s) alternativo(s): Analysis of the management disciplines of the main architecture and urbanism courses in Brazil and its applicability in professional life
Autor(es): Lopes, Paula Mendes
Orientador(es): Wille, Silvio Aurélio de Castro
Palavras-chave: Administração de projetos
Arquitetura
Mercado de trabalho
Project management
Architecture
Labor market
Data do documento: 10-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Paula Mendes. Análise das disciplinas de gerenciamento de cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil e sua aplicabilidade na vida profissional. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta monografia se trata de uma análise a cursos de arquitetura e urbanismo do Brasil e suas ementas, com a intenção de avaliar se os conhecimentos adquiridos na universidade são suficientes para que o arquiteto possa exercer essa função com plena capacidade. Portanto o principal objetivo é levantar ementas de cursos de arquitetura e analisar o grau em que é ensinado o gerenciamento de obras. O método de pesquisa foi a busca por referências bibliográficas, pertinentes a temática, e estudo de campo, com a busca as diretrizes curriculares, ementas e entrevista com arquitetos. Como resultado observou-se que muitos cursos deixam a desejar quando se trata de ensinar o gerenciamento de obras, apesar do mesmo ser uma atribuição do arquiteto e que os conhecimentos a respeito desse tema fazem toda a diferença para os profissionais da área.
Abstract: This paper deals with an analysis of architecture and urbanism courses in Brazil and its contents, with the intention of evaluating whether the knowledge acquired in the university is enough for the architect to be able to perform its function with full capacity. Therefore, the main objective is to raise architectural courses and analyze the degree in which construction management is taught. The research method was: the search for bibliographical references, pertinent to the thematic, and field study, with the search to the curricular guidelines and interview with architects. As a result, it has been observed that many courses fail when it comes to teaching management, even with this being an assignment of the architect, and that the knowledge about this theme makes the difference for professionals in the field.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19153
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIV_2018_19.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.